segunda-feira, 6 de julho de 2009

Shadow The Hedgehog (jogo)


Sonic Heroes foi o primeiro jogo de Sonic que foi feito num console sem ser da Sega e lançado em multiplataformas, isso é, tirando os Remakes e Coletâneas feitas pela Sonic Team do ouriço. A idéia do jogo era trazer o espírito de equipe, tentando ser fiel ao seu estilo clássico. Opiniões ficaram divididas. Muitos gostaram do título, outros acharam uma decepção, mostrando uma possível queda da Sonic Team, o que não deixa de ser verdade em alguns pontos. O pavio da bomba já estava curto. E explodiu justamente nas mãos do game "Shadow The Hedgehog". Mais um título que tira Sonic como protagonista e coloca Shadow e sua misteriosa história como o centro das atenções. A polêmica foi maior do que nunca. Mas, por quê? É o que veremos no Review abaixo:

Shadow foi o segundo ouriço da história de Sonic e sua turma. Apareceu em Sonic Adventure 2, junto de Rouge. O personagem possuia um ego diferente de Sonic, ganhando assim muitos fãs. Ao que sabia, Sonic Adventure 2 seria seu primeiro e último game. Porém, ele apareceu a seguir em Sonic Battle. Só que sua história começou a ficar mais complicada a partir de Sonic Heroes. Rouge encontra Shadow trancafiado numa cápsula. Ao longo da história, Shadow descobre vários clones, e fica em dúvida se é realmente o original ou não, pois sofre de uma tremenda amnésia. A história acaba não sendo resolvida. Já que o sucesso do ouriço negro era quase maior que Sonic, a Sega fez uma enquete perguntando qual seria o seu personagem preferido, tirando Sonic. Não deu outra, Shadow foi o ganhador. Levando em conta toda essa popularidade e uma história "interminada", a Sonic Team fica com a missão de criar um jogo que leva como título seu próprio nome: "Shadow The Hedgehog".

Shadow The Hedgehog é feito da mesma Engine de Sonic Heroes, sem dúvida. O gráfico é o mesmo, a movimentação é a mesma, o cenário é parecido em diversos pontos. Porém, o game possui aspectos que diferem de tudo o que já se tenha visto em jogos da franquia Sonic. E qual o principal? Shadow agora usa armas e veículos em sua vantagem. A proposta da Sonic Team era trazer um game voltado para os adolescentes, o que gerou a revolta de muitos, pois Sonic é considerado um game para todas as idades.

O futuro de Shadow está em suas mãos. As ações que você faz nas fases implica em sua personalidade, levando ele a ser malvado, bom ou nenhum dos dois no final da história. E o sistemas de fases é bem interessante. Ele se resume em três missões: uma boa, uma ruim e uma neutra. Ao pausar o jogo, é possível ver quais são as três missões. Você tem toda a liberdade de escolher a missão, ou mudá-la durante a fase. E é dependendo da missão feita, que um outro rumo é tomado. Caso numa fase, a missão ruim tenha sido feita, a história toma um rumo diferente, chegando numa fase diferente. Cada missão feita, um caminho diferente é tomado, levando a uma grande variedade de fases e de finais. Ao total, onze finais

As missões são variadas. Shadow terá desde completar a fase normalmente, até coletar itens espalhados ou exterminar um número exato de inimigos. Completando uma missão, um caminho é tomado até a outra fase. A atitude de Shadow que é neutra muda de acordo com o caminho. E possível seguir pelo caminho bom com Shadow e no meio da história, mudar para o caminho ruim. Tudo isso depende das missões. Caso uma missão ruim seja feita, você irá subir para o lado mau. Se uma missão boa é feita, você volta a ficar neutro e vice-versa. Caso uma missão neutra seja feita, ela não mudará seu caminho. O sistema é um pouco complicado no começo, mas depois é fácil de se acostumar. O interessante, é que os itens em que todos conhecemos, como molas, monitores e checkpoints, receberam um visual mais dark, assim como as fases. Shadow as vezes lembra-se de algo, fazendo você jogar uma fase de seu Flashback. A ajudante sempre será a Maria.

Em Shadow The Hedgehog, vários inimigos estarão por todas as fases. Maioria deles possuem armas. Para evitar perder Rings, ou completar sua missão, derrote-os. Agora, ao acertar o inimigo, uma barra verde aparece em cima do mesmo, indicando sua vida. Alguns inimigos demoram mais para serem destruídos e podem lhe contra-atacar. A novidade é que mesmo tomando dano, Shadow perde no máximo 10 Rings, do que tem ao total.

Não pense que Shadow está sozinho nessa, pelo contrário, muitos personagens estão para lhe ajudar! Correndo numa fase, você pode se encontrar com Sonic, pedindo para que você extermine aliens. Caso aceite sua ajuda, Sonic irá te seguir e atacar os monstros e assim você seguirá o bom caminho. Eggman também aparece pedindo sua ajuda. Caso aceite, você talvez esteja seguindo pelo mal caminho. Se nenhum dos dois parecerem úteis, é possível recusar ajuda de ambos e possivelmente seguir um caminho neutro. Assim, sua personalidade vai completando de fase em fase.

Além de ajudas de personagens, Shadow pode usar armas e veículos. Ao acertar um inimigo, ou quebrar caixas, algumas armas podem cair. Você pode pegá-las. A variedade é boa: desde placas de trânsito, até grandes bazucas. E elas contam com um sistema de mira, que focaliza algum inimigo, bastando apenas atirar, até que sua vida acabe. Mesmo assim, é preciso usar cada arma com sabedoria, pois existe um número limitado de balas. Para recarregá-las, basta encontrar outra arma do mesmo tipo no chão. Pegando uma arma do tipo diferente, a sua outra arma é descartada. Quando Shadow está sem armas, ele pode mandar uma seqüência de chutes e socos.

Shadow também usa o Chaos Power, que é muito útil. Esse poder se resume em dois golpes: Chaos Control e Chaos Blast. Para utilizá-los, é preciso carregar uma das duas barras que estão nos cantos da tela. Cada barra representa um lado. Fazendo ações más, a barra vermelha carrega, possibilitando o Chaos Blast, ataque que machuca diversos e que pode ser usado até que a barra esgote. Fazendo ações boas, a barra azul carrega, possibilitando o Chaos Control, ataque que faz Shadow voar numa velocidade incrível, cortando um grande pedaço das fases e exterminando inimigos pelo caminho. Não podemos nos esquecer também, dos ataques clássicos, como Homing Attack e o Spin Dash.

A tarefa é bem difícil quando se trata de exterminar um certo número de inimigos. As vezes, um pequeno grupo acaba sendo passado por despercebido. É possível voltar no mesmo local, usando os Checkpoints. Ao parar num Checkpoint, uma pequena tela abre, mostrando todos os Checkpoints da fase. É possível transportar para qualquer um deles, desde que você tenha passado por ele apenas uma vez.

Como já é de costume, os emblemas também marcam sua presença. Pegando todos, habilita-se o modo Very Hard, igual ao Sonic Heroes. E o modo 2 Players também aparece. Dois jogadores escolhem várias versões do Shadow, dentre elas andróides que usam apenas uma arma e confrontam-se numa fase. O objetivo é eliminar o oponente. Infelizmente o modo é lento e muito cansativo.

Enredo

Shadow estava confuso diante de toda a situação. Seria ele mais um robô? Seria ele o verdadeiro Shadow? Nada sabia, sua amnésia não deixava-o agir. Eis que surge Black Doom, um monstro de aparência demoniaca, dizendo a Shadow que seus mistérios poderiam ser resolvidos, caso ele entregasse as sete Chaos Emeralds para este ser misterioso. Apesar de toda a dúvida, Shadow seguiu em frente, rumo a Westopolis, onde se localiza uma Esmeralda. Westopolis estava sofrendo uma guerra. Um exército de aliens do Black Doom, chamado Black Arms havia chegado e destruído tudo, e os soldados da GUN tentam detê-los. E agora? O que fazer? Trabalhar para Black Doom, salvar o mundo ou continuará em dúvida? A escolha é toda sua...

Análise Técnica

Shadow The Hedgehog desaponta o jogador em vários quesitos. Começando pelos gráficos. O modelo dos personagens e dos backgrounds são os mesmos de Sonic Heroes, que foi tão criticado. Ainda assim, a qualidade do gráfico caiu bastante. Os personagens estão um pouco melhores, mas principalmente o cenário está cheio de serrilhados e texturas irreconhecíveis. Algumas armas são mal feitas e gigantes demais. Realmente um vexame. Os Slowdowns da versão de Gamecube ocorrem com menor freqüência. Já as CG's ficaram perfeitas. A qualidade delas aumentou quase o dobro de Sonic Heroes. Infelizmente, são poucas existentes no jogo. Os Loadings são freqüentes e demorados em cutscenes pequenas.

A câmera pode ficar falha em alguns pontos. Ainda é possível ajeitá-la usando o analógico, mas quando se está numa situação difícil, e a câmera falha, o erro pode grande, fazendo você perder Rings ou vidas.

A jogabilidade é um pouco difícil. A movimentação é mais "pesada" que Sonic Heroes, o que pode atrapalhar muito no começo. Mas isso é um benefício, pois no Sonic Heroes, apenas um toque no analógico, seu time poderia perder toda a direção e cair facilmente. Devido os Slowdowns, a movimentação pode ficar um pouco confusa. Erros de colisão em alta velocidade são no mínimo estranhos. Shadow simplesmente para, sem cair no chão e perde sua velocidade por completo. O sistema de mira de algumas armas podem sair complicados para algumas pessoas. Armas como bazucas não miram automaticamente nos inimigos. Não é possível travar a mira em um inimigo em específico. O sistema de especiais foi muito inteligente e são muito úteis.

O som do game é bom, mas deve em outros fatores. A trilha sonora é muito boa, trazendo um ritmo Hardrock e Techno. Tudo no estilo mais Dark possível. Os riff's de guitarras são excelentes, e algumas músicas tratam-se de remixes do game Sonic Adventure 2. Mesmo assim, elas são repetitivas e outras assustadoras. Cada final recebeu uma música tema bem legais. Cada música combina com o final correspondente. A dublagem americana recebeu uma nova equipe: Dubladores do desenho Sonic X substituíram os que encarregavam-se com os jogos. Personagens como: Sonic, Tails, Knuckles, Amy e Rouge tiveram suas vozes trocadas. A voz de Eggman também recebeu um outro dono, pois seu antigo e ótimo dublador Drew Bristow infelizmente faleceu, fazendo seu último trabalho em Sonic Advance 3. A movimentação da boca é excelente, sem dúvida, mas algumas vozes são totalmente irritantes, como a do Charmy. Como sempre, a melhor escolha são as vozes japonesas. Sem dúvida a melhor voz é de Shadow. Os efeitos sonoros como Rings ainda são os mesmos. Os efeitos das armas e dos golpes são bons, mas alguns são estranhos. Os carros fazem o mesmo barulho, não importando a velocidade. E esse não é o pior: Se num ponto da fase, algum personagem lhe diz alguma coisa em relação à missão, caso você passe pela mesma área novamente com a missão praticamente completa, o personagem irá retrucar de novo para derrotar os inimigos daquela área. Estranho...

O game recebeu também um modo 2 Players, muito fraco por sinal. Nele, os jogadores podem escolher entre o Shadow da versão Sonic Heroes / o Shadow da versão Sonic Adventure 2 e também alguns robôs, que só podem carregar uma arma em especial. A variedade de fases é pouca, e a música é a mesma em todas. A tela é dividida e o cenário é gigante, dificultando completar a missão: Eliminar o seu rival, o que demora muito. Não existe um radar indicando as posições e é difícil saber se os dois estão no mesmo lugar. Achar uma arma é um pouco complicado e os comandos parecem ficar mais ainda. O Slowdown é ruim até na versão de Gamecube. Exterminar seu inimigo é uma tarefa difícil, pois precisa-se machucá-lo sem Rings. Esse modo definitivamente não é aconselhado.

As missões são os diferentes do jogo. Existem várias: Coletar itens espalhados pela fase, exterminar um número de monstros, coletar Rings ou terminar a fase normalmente. Alguns lugares se repetem as vezes, o que faz a impressão de que você acabou de passar por esta área há poucos segundos, por isso, cada missão requer muita paciência, mas pode trazer muita diversão em maioria dos casos. Mesmo assim, existe o risco de esquecer algo pelo caminho. Para isso, o CheckPoint é a solução. Com ele, você pode retornar em algum ponto específico da fase. O que quebra a velocidade do game, é justamente procurar por esses itens ou monstros. Existem caminhos múltiplos, fazendo com que a fase tenha de ser mais explorada. As armas lhe ajudam em muitos casos e os carros são bastante lentos. É possível achar armas especiais ou cortar caminho coletando cinco chaves douradas espalhadas pela fase. Além de toda essa ajuda, alguns personagens estarão lhe esperando num ponto da fase. Cada um representa um lado. Cabe a você decidi-lo. O que mais irrita, é quando você decide seguir um lado. Mais a frente, o personagem do lado oposto está te esperando e a missão é trocada automaticamente, fazendo você pausar o game para trocar a missão mais de uma vez.

Os chefões são irritantes e desnecessários. É difícil acertar alguns deles, mas outro são fáceis demais. Usando o Chaos Control, é possível deixar o chefe imóvel e sua munição fica infinita. Esse quesito ficou devendo bastante.

É possível ao todo onze finais. Os dez primeiros são bem parecidos. Completando-os, o modo Last poderá ser acessado, trazendo a última fase e o chefe final. Após isso, o verdadeiro final é revelado. Zerando o game, é possível habilitar extras, como armas com um poder bem destrutivo como a Shadow Rifle, ou bem hilárias, como a Chaos Launcher, Arma que atira Omochaos voadores. Além desses extras, é possível rever as cutscenes no modo Options. Existe um modo em que é possível selecionar as fases jogadas, para pegar seus emblemas. Coletando todos os emblemas, ou seja, tirando Rank A em tudo, habilita-se o modo Very Hard. É um modo bem simples, mas que influencia o fator Replay.

Personagens e Habilidades

Em Shadow The Hedgehog, apenas Shadow é jogável. Além das armas e da ajuda de seus amigos, Shadow conta com alguns golpes e dois poderes em especial.

Shadow The Hedgehog: É o personagem principal. Black Doom pode revelar todo o mistério do ouriço contanto que ele colete as sete Esmeraldas do Caos. Cabe a você decidir qual caminho será o correto para Shadow.

Pular: apertando o botão "A", Shadow pula no formato de uma bola, acertando inimigos.
Spin Dash: Segurando o botão "X", é possível usar o Spin Dash, para destruir inimigos e pegar maior velocidade. Também é possível passar por lugares estreitos.
Somersault: Apertando o botão "X" numa certa seqüência, Shadow manda várias acrobacias que destroem inimigos.
Homing Attack: Apertando o botão "A" enquanto pula, Shadow usa o Homing Attack. Ele é útil para destruir inimigos e passar por diversos obstáculos.
Light Speed Dash: Apertando o botão "X", próximo à uma fileira de Rings, Shadow usa o Light Speed Dash. Útil para descobrir atalhos e desviar de obstáculos
Triangle Jump: Usando um Homing Attack em direção à alguma parede, é possível ficar grudado nela e andar por alguns segundos ou ir "quicando" entre as paredes, a medida em que se aperta o botão "A" e alguma direção desejada.
Combo: Apertando o botão "B" enquanto Shadow não possui armas, ele pode mandar uma seqüência de socos e chutes que machucam o inimigo.
Pegar Arma: apertando o botão "X" próximo à uma arma, Shadow pode pegá-la.
Pegar ou jogar objetos: Apertando o botão "X", próximo a algum objeto. Shadow pode pegá-lo. Se o objeto for grande, como o caso de um carro, Shadow pode arremessá-lo nos oponentes.
Atirar: Apertando o botão "B" enquanto Shadow está com alguma arma, ele atira.
Chaos Control: Ataque especial que só pode ser usado quando a barra azul está cheia. Apertando "Y", Shadow é envolvido por uma aura azul e começa a voar rapidamente por toda a fase, destruindo objetos e inimigos, até que a barra acabe. Caso seja usada em chefes, o tempo para e sua munição fica infinita até que a barra acabe.
Chaos Blast: Ataque especial que só pode ser usado quando a barra vermelha está cheia. Apertando "Y", Shadow é envolvido por uma aura vermelha e faz uma grande explosão, destruindo tudo o que há em sua volta, o ataque pode ser usado várias vezes, até que a barra acabe.

Fases

O sistemas de fases daqui é um pouco diferente e bem interessante. A próxima fase dependerá do caminho que você seguir. Pegando o mal caminho, a fase é bem diferente do bom caminho, e vice-versa. As fases foram divididas em três lados. Ainda existe o Last Side, que traz uma fase extra além do chefe final. Enfim, para fechar o jogo, tudo que é preciso é escolher o seu caminho no jogo, seguir os diferentes caminhos e ao final do jogo, você ainda vira Super Shadow (isso mesmo, Super, não Hyper!). Todas as fases são:

Neultral Side:

Westopolis (Neutral mission: Chegar ao Goal Ring; Hero Mission: Eliminar os 45 aliens; Dark mission: Eliminar os 35 soldados da G.U.N.)

Glyphic Canyon (Neultral mission: achar a esmeralda do caos; Hero mission: Eliminar os 60 aliens; Dark mission: Acionar as 5 Power Jewels)

Prision Island (Neultral mission: achar a esmeralda do caos; Hero mission: achar os 5 discos que tem informações para a G.U.N.; Dark mission: Eliminar os 45 soldados da G.U.N.

Sky Troops (Neultral mission: achar a nave de Eggman; Hero Mission: destruir as 5 Power Jewels; Dark mission: destruir a frota de naves do Eggman, 5 ao total.)

Iron Jungle (Neultral mission: chegar até a base de Eggman; Hero mission: procurar e destruir um grande balão; Dark mission: eliminar os 28 soldados da G.U.N)

Lava Shelter (Hero mission: chegar até Eggman; Dark mission: ativar os 5 sistemas de defesa, atingindo-os.)


Hero Side:

Lethal Highway (Hero mission: destruir a nave alienígina; Dark mission: fugir da cidade)

Circus Park (Hero mission: coletar 400 rings; Neultral mission: achar a esmeralda do caos; Dark mission: eliminar os 20 soldados da G.U.N.)

Mad Matrix (Hero mission: desativar os 4 terminais; Neultral mission: escapar do mundo digital; Dark mission: detonar 30 bombas)

Death Ruins (Hero mission: eliminar os 50 aliens; Dark mission: escapar das ruínas)

Space Gadget (Hero mission: acabar a fase em menos de 5 minutos; Neultral mission: achar a esmeralda do caos; Dark mission: destruir as 6 unidades de defesa)

Lost Impact (fase no passado) (Hero mission: destruir os 35 Chaos artificiais; Neultral mission: chegar até o professor Gerald Robotnik)

Cosmic Fall (Hero mission: achar a sala de computadores em menos de 15 min.; Dark mission: achar a esmeralda do caos em menos de 15 min.)

Final Haunt (Hero mission: chegar a Black Doom; Dark mission: ativar os 4 geradores)


Dark side:

Digital Circuit (Dark mission: destruir o núcleo do programa; Hero mission: achar a esmeralda do caos)

Cryptic Castle (Dark mission: acender as 5 lanternas gigantes; Neultral mission: escapar do castelo; Hero mission: achar Cream the rabbit e Cheese the Chao)

Central City (Dark mission: espalhar as 5 bombas pela cidade; Hero mission: sugue as 20 bombas (não sei como) )

The Doom (fase no passado) (Dark mission: exterminar os 60 soldados da G.U.N.; Neultral mission: escapar do local; Hero mission: curar os 10 pesquisadores)

The ARK (Dark mission: atirar nos 4 sistemas de defesa; Neultral mission: chegar na ARK)

Air Fleet (Dark mission: destruir a embarcação que está o presidente; Neultral mission: achar a esmeralda do caos; Heo mission: destruir os 35 aliens da Black Arms)

G.U.N. Fortress (Dark mission: destruir os 3 computadores; Hero mission: achar a esmeralda do caos)

Black Comet (Dark mission: exterminar os 50 soldados da G.U.N.; Hero mission: Chegar no centro do cometa)


Last Side:

The Last Way (Last mission: chegar no fim da fase)


Chefes:

Black Bull 1 (Lethal Highway)

Black Bull 2 (Death Ruins)

Egg Breaker 1 (Cryptic Castle)

Egg Breaker 2 (Mad Matrix)

Egg Breaker 3 (Iron Jungle)

Heavy Dog (The Doom)

Blue Falcon (The ARK)

Sonic and Diablon 1 (Final 1)

Sonic and Diablon 2 (Final 3)

Sonic and Diablon 3 (Final 9)

Egg Dailer 1 (Final 4)

Egg Dailer 2 (Final 5)

Egg Dailer 3 (Final 6)

Egg Dailer 4 (Final 7)

Black Doom (Finais: 2, 8 e 10)

Devil Doom (Final do Last Side)

Ajudantes

Shadow não encara tudo sozinho nesta aventura. Personagens estão para levá-los para o lado bom, ou para o lado errado. Cabe a você decidir. Os ajudantes são:

Sonic The Hedgehog: O herói supersônico aparece em maioria das fases, guiando Shadow para que ele seja bom. Suas fases são: Westopolis, Lethal Highway, Final Haunt e Space Gadget.

Miles Tails Prower: A raposa prodígio tenta convencer Shadow a seguir o melhor caminho. Suas fases são: Circus Park e Air Fleet.

Knuckles The Echidna: Knuckles também está nessa! Suas fases são: Glyphic Canyon, Central City e Black Comet.

Amy Rose: Amy dessa vez não está atrás de Sonic e sim ajudando Shadow! Suas fase é a Cryptic Castle.

Vector The Crocodile: Vector ajuda Shadow apenas em Cosmic Fall. O mais irritante é ele falando "FIND THE COMPUTER ROOM!"...

Espio The Cameleon: O camaleão ninja é também só aparece em uma fase. A Mad Matrix.

Charmy Bee: Simplesmente o personagem mais irritante. Felizmente, só participa da fase Prison Island.

Rouge The Bat: A morcega e talvez única amiga de Shadow ajuda ele em fases como: Digital Circuit, Death Ruins e Gun Fortress.

Maria: Maria ajuda Shadow nas fases em que o ouriço consegue lembrar de seu passado. Elas são: The Doom e Lost Impact.

Omega: O robô está de volta, ajudando Shadow nas fases: Iron Jungle e Lava Shelter.

Eggman: Como sempre, Eggman quer levar a melhor. Ele não te ajuda, apenas te assiste por uma telinha nas fases:Cryptic Castle, Circus Park, Sky Troops, Iron Jungle e Lava Shelter.

Doom Eye: Black Eye trata-se de um olho de Black Doom que lhe vigia. Ele está presente em quase todas as fases. Elas são: Westopolis, Glyphic Canyon, Digital Circuit, Lethal Highway, Prison Island, Central City, The Doom, Sky Troops, Mad Matrix, Death Ruins, The ARK, Air Fleet, Space Gadget, Gun Fortress, Black Comet, Cosmic Fall e Final Haunt.

Black Doom: Não aparece em nenhum ponto do jogo para lhe ajudar, mas manda seu olho, para vigiar Shadow.

Curiosidades

Marketing: Apesar do que a crítica diz sobre o Shadow, a Sega não deixou de lançar produtos sobre o game, como suas OST's (Original Sound Tracks). Jun Senoue, o compositor das músicas e também guitarrista, ganhou da ESP Guitars uma guitarra do game. Além disso, a Sega fez um controle totalmente personalizado pra o Playstation 2, muito bonito. Nele a foto do Shadow está estampada. Além disso, o desenho dos botões estão diferentes, e a localização do botão "Start" e "Select" também é diferente.

Jogos violentos: no Brasil recentemente a justiça proibiu a comercialização de alguns jogos considerados violentos. Calma, Shadow não foi proibido. Na reportagem exibida no Jornal da Noite edição de 25/01/2008 no momento em que a máteria anunciava alguns efeitos dos jogos, como "explosão", neste exato momento mostrou uma cena do game Shadow the Hedgehog.





Nenhum comentário:

Postar um comentário