quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sonic The Hedgehog Genesis


Quando todos esperavam algo novo em Game Boy Advance, especialmente depois do sucesso de Sonic Rush, a Sega solta o anúncio do jogo Sonic the Hedgehog. Isso mesmo! Sonic the Hedgehog, o velho clássico do Mega Drive, onde tudo começou. Trata-se de um relançamento do game, com o add-on de alguns extras. Entretanto, o jogo foi um verdadeiro fiasco, com péssimo controle, péssima engine e péssima música. A única coisa que salvou foram os gráficos, porque esses não há como perder!

Novidades

É o próprio clássico do Sonic 1, com os seus elementos típicos: espinhos, inimigos, paredes secretas, obstáculos e muito mais. O personagem sobrevive dos anéis. A lógica é a mesma de todos os jogos do Sonic: o objetivo do jogador deve ser o de pegar o máximo de anéis em menor tempo. Se for atingido enquanto está sem anéis, o personagem morre, e o jogo recomeça. A novidade no novo velho jogo é a opção de bateria, que permite você continuar o jogo mais tarde, na fase em que parou.

O jogo é constituído de um menu inicial com três opções:

Original Mode: é o próprio modo de jogo do Mega Drive. As tradicionais 6 fases do mesmíssimo jeito.
Anniversary Mode: é o novo modo deste jogo, em que você joga nas mesmas 6 fases, mas poderá usar o SpinDash.
Juke Box: habilitado após terminar o jogo com todas as esmeraldas, nada mais é do que um Sound Test, onde você pode ouvir todos os efeitos sonoros e músicas de fundo do jogo.
Option: menu bem simples, onde você apenas opta se quer jogar com efeitos sonoros (SE) ou música de fundo (BGM)

A tela de jogo da nova versão ficou mais enxuta e simples que a do Mega Drive, mas isso traz um certo agrado, visto que as fontes são menores e isso dá uma poluição menor no jogo. Como a tela é curta, todo aproveitamento de espaço é bem vindo, e fontes menores ressaltam melhor o cenário. Vamos aos elementos: o Score representa a sua pontuação. Você ganha ponto toda vez que destrói um inimigo, e ao final da fase, quando será computado o seu bônus pelo número de anéis coletados (100 por anel) e pelo tempo (até 30 segundos ganha bônus de 50 mil pontos). O segundo elemento é o Tempo. Você tem 10 minutos para terminar a fase, sendo que quando for atingido esse tempo, o personagem morrerá e será dada a tela de Time Over. O terceiro elemento é o contador de anéis. Ele conta o número de anéis que o personagem tem no momento. Quando um inimigo lhe tirar todos os anéis, o contador volta a ser zero, mas há a possibilidade de resgatar alguns. Na primeira vez que você atinge 100 e 200 anéis você adquire uma vida extra. Por fim, temos o contador de vidas, que chega até zero. Após isso é dado o Game Over, com a possibilidade do personagem ganhar um Continue (3 vidas extras).

Ao longo de cada fase alguns elementos comuns estarão presentes. Além dos anéis, que impedem o personagem de morrer ao ser atingido por um inimigo ou obstáculo, temos também as molas. As molas servem para dar um impulso para que você atinja áreas secretas. As molas vermelhas dão mais impulso que as molas amarelas. Existe também postes ao longo de todas as fases. Quando você atingi-lo, seu jogo estará salvo e quando você morrer, você volta nele (exceto para o Game Over). É preciso tomar cuidado com os espinhos, pois dependendo do jeito que você cai sobre eles, primeiro você perderá os anéis e depois morrerá, pois nem sempre é fácil sair deles. Chama a atenção também os monitores distribuídos ao longo das fases em locais visíveis e secretos. Eles são num total de 5:

Super Rings: dá 10 anéis extras

Invencibilidade: deixa o Sonic 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo, for esmagado, ou se afogar na Labyrinth Zone. O efeito é temporário.

Life-Up: te dá uma vida extra

Shield: deixa você protegido, de modo que quando você for atingido, não perde anéis, e se não tiver nenhum anel, não morrerá.

Power Sneakers: deixa o Sonic ainda mais rápido temporariamente.

As fases são dividas em atos - subfases. Ao final dos atos 1 e 2 de todas as fases você encontrará uma placa. Essa placa indica a conclusão da fase. No final dos atos 3, após derrotar o chefão, você encontrará com uma cápsula que após aberta, liberará os animais que haviam sido prendidos pelo Robotnik.

Enredo:

Na Ilha do Sul todos viviam tranquilamente até aparecer um cientista maluco, Dr. Robotnik. Com o objetivo de dominar o mundo, Robotnik capturou inúmeros animais para usá-los em sua nova experiência: ele quer formar um exército de robôs (os badniks) comandados por esses animais, que ficarão presos dentro deles. Enquanto isso, ele terá tempo de sobra para procurar as místicas Chaos Emeralds. Essas pedras possuem um poder desconhecido, mas sabe-se que quem as possuir terá uma grande fonte de energia ao seu dispôr.

O único que poderá deter este plano é o ouriço azul Sonic the Hedgehog. Graças à sua velocidade, ele enfrentará todos os badniks, que após destruídos, liberam o animal que os comandavam. Mas Sonic terá que enfrentar várias vezes o Dr. Robotnik. O desafio está lançado. Será o ouriço forte e esperto o suficiente para pôr fim aos planos de Robotnik?

Análise Técnica

Com o devido respeito: eu sempre busco ressaltar o lado positivo de cada jogo do Sonic. E justamente por isso mantenho minha indignação: é a pior adaptação de um jogo de um sistema para o outro. Ficou simplesmente horrível. Os gráficos são bonitinhos, como já eram no Mega Drive. E a fonte da tela de jogo melhorou. No entanto, a jogabilidade ficou péssima. A engine do jogo é muito estranha, parece um fan game. Os pulos, Spin Dash, e até mesmo a movimentação normal, como nas pontes, ficou muito estranho. O som ficou horrível, bem pior que no Mega Drive. O jogo foi bom pela opção de salvamento, mas pecou por ser muito mal adaptado. E tem falta de extras, já que é um game antigo que todos já jogaram, tinha que haver algo mais, além do Spin Dash para trazer a atenção de todos.

Fases:

Green Hill Zone

Marble Zone

Spring Yard

Labyrinth Zone

Star Light

Scrap Brain

Final Zone

Juke Box

É uma espécie de Sound Test que é habilitado no menu inicial onde você pode ouvir todos os efeitos sonoros e músicas do jogo. Esta opção é habilitada em duas partes: para habilitar os efeitos sonoros (SE) termine o jogo com todas as esmeraldas no Original Mode e para habilitar as músicas de fundo (BGM) termine o jogo no Anniversary Mode com todas as esmeraldas. Não há nenhum sinal da trilha sonora original, da versão do Mega Drive, que a SEGA havia prometido colocar neste jogo.

Special Stage

Quando você termina os atos 1 e 2 com mais de 50 anéis, ao final da fase você encontrará um anel gigante logo acima da placa. Entre dentro dele: ele fará o acesso a uma fase secreta chamada Special Stage. São seis no total. O Special Stage é um labirinto gigante cheio de anéis e que guarda a Chaos Emeralds. Para você acessá-la, será preciso destruir a sua proteção, que é composta de pedras especiais. Basta encostar nelas para desaparecerem. Após isso é só resgatar a esmeralda! Elementos do Estágio Especial: "Up" e "Down", modifica a velocidade de rotação do estágio; "R", rotaciona o estágio para o lado inverso; Estrela, ajuda a pular; e, finalmente, Goal, faz você cair fora. Coletando mais de 50 anéis (não há como contar) você consegue um Continue (+3 vidas) e juntando mais de 100 você ganha uma vida extra. Você ouvirá uma musiquinha quando isso ocorrer. Somente conseguindo as seis Esmeraldas do Caos você terá o final verdadeiro do jogo, pois elas serão usadas para restaurar a destruição feita por Eggman.

Curiosidades

Versão Japonesa: o jogo foi baseado no Rev. 01 do Sonic 1, no qual as nuvens de fundo em Green Hill se movimentam.
Plataformas: próximo do final do ato 2 da Green Hill, antes do túnel em forma de S invertido, existem duas plataformas flutuantes que permitem você passar por cima desse túnel, tais plataformas não existem na versão original do Mega Drive.





Nenhum comentário:

Postar um comentário