quarta-feira, 24 de junho de 2009

Knuckles Chaotix


Chaotix foi o primeiro e único game da série Sonic lançado para o 32X, um acessório que torna o Mega Drive um videogame de 32 bits. Estrelado pelo eqüidna Knuckles, o game só não se tornou uma verdadeira febre devido à pouca circulação e fracasso do 32X. Do contrário, é um excelente game, que até hoje quando se acha à venda é vendido a preços inacreditáveis, como 150 ou até 200 reais. O nome do jogo é Chaotix, entretanto, costumou-se chamar "Knuckles Chaotix" .

Knuckles protagoniza o seu primeiro jogo com Knuckles Chaotix, onde ele interagirá com novos personagens: Mighty the Armadillo (esse já apareceu em SegaSonic, 1993), Espio the Chameleon, Vector the Crocodille e Charmy the Bee ( esses 3 voltam a aparecer em 2005 em Sonic Heroes ). O game se destaca por trazer sempre uma dupla de personagens unidos por um anel eletrostático. Essa idéia havia sido trabalhada no misterioso Sonic Crackers. Cada personagem segura um anel, e estes anéis são unidos por um campo eletrostático, de modo que ele pode se esticar e puxar, e sempre para onde um personagem for, o outro irá junto. Isso muda o modo de jogar. Será preciso saber interagir, ou caso contrário, você ficará preso em muitos lugares.

Os elementos dos jogos do Sonic em geral estão presentes, mas com algumas modificações. Os anéis são presença obrigatória, por meio deles você obtém a energia necessária para prosseguir o game, de modo que quando for atingido por um obstáculo ou inimigo, perderá os anéis coletados, mas ainda podendo resgatar maior parte deles. Após ficar sem nenhum, se você for atingido, perderá o personagem que faz a dupla com você, jogando agora sozinho. Após recuperar mais anéis, o outro personagem voltará. E se você for atingido quando estiver sem o outro personagem e sem anéis, terá que começar a etapa novamente. A grande novidade é que você poderá ficar com contador negativo de anéis, mas somente caso utilize a função Call do controle (que serve quando um dos personagens fica isolado do outro), que tirará 10 anéis e e você tiver menos de 10, ficará com o contador negativo até o limite de -100. Mas se você for atingido nessa ocasião por badniks, mesmo com zero anel, você perde primeiro o seu jogador secundário e depois você volta ao Field do game.

Enredo:

A Angel Island é palco de muitas diversões, como a Ilha do Carnaval, um grande festival com o que tem de mais novo em alta tecnologia e jogos. Knuckles é o grande guardião da ilha e descobre que Robotnik tem um terrível plano: pegar a Master Emerald para acabar com Knuckles. Mas a Master Emerald é que fornece eletricidade para toda a ilha e tudo que Robotnik precisava era justamente dessa energia, para utilizar em sua mais nova invenção: o Combi Confiner. Mas Robotnik capturou os amigos de Knuckles: Espio the Chameleon, Mighty the Armadillo, Vector the Crocodile, e Charmy Bee. Knuckles descobre mais tarde que ele pode salvar um amigo por vez usando o poder das Rings Power. As Rings Power, são anéis que mantém os personagens unidos por um campo de força eletrostática. Uma vez usando-os, Knuckles pode dobrar ou até mesmo triplicar a velocidade! E o anel pode ser ligado a duas pessoas, somente duas, e uma fica presa à outra. Agora, Knuckles deve livrar a ilha do mal e recuperar os seus amigos.

O jogo apresenta também os tradicionais obstáculos, como os espinhos e também os loopings, mas dessa vez não são completos porque seria um pouco problemático fazer isso com os dois personagens unidos. Os inimigos são os tradicionais badniks, mas não são feitos a partir dos animais. E ao final de cada nível você se deparará com a tradicional placa de fim de ato. O que se destaca no game são os monitores, que dessa vez são muitos e que possuem novas opções.

Fases: O jogo é composto de um Field central: Newtrogic High Zone. Seria, digamos assim, um mundo onde dentro dele estão localizadas as cinco fases do game. Cada fase ao invés de apresentar atos, apresenta 5 níveis diferentes, onde você enfrenta o chefe ao final do nível 5. As fases não ocorrem uma em seguida da outra. Logo após escolher o player secundário, o jogador vai a uma espécie de Puzzle, onde uma tela que lembra um Slot de cassino irá oscilar entre as fases, até selecionar uma delas.

Botanic Base

Marina Madness

Amazin Arena

Techno Tower

Speed Slider

Isolated Island

Metal Sonic

Chefe Final ( só acessível com todas as Chaos Rings ).

Curiosidades:

Sonic Crackers: ninguém sabe ao certo se o game Sonic Crackers é um hack ou se é um legítimo protótipo, o fato é que se costuma dizer que o game Sonic Crackers seria o jogo em que Sonic e Tails andariam unidos por meio de um anel eletrostático, e que acabou se tornando o nosso Knuckles' Chaotix

Resquícios do beta: Knuckles' Chaotix foi um dos primeiros games do 32X, e isso pode ser notado graças a um resquício do Beta que restou no game. Trata-se do modo Color Test, em que notamos que ele marca a paleta de cores do Mega e do 32X. Entretanto, a paleta de cores do 32X é denominada de "Mars", nome do protótipo do 32X.

Exclusividade: Knuckles' Chaotix nunca mais foi relançado em qualquer coletânea. Não se sabe a razão, mas os fãs especulam que seria por dificuldade de adaptação do game.

Sem vida: Knuckles' Chaotix é o único game da trilogia que não tem marcador de vida, ou seja, não há monitor de 1UP e a cada 100 anéis ou 50 mil pontos, você não ganha vida. Não há Game Over, se você morre (o que é difícil, visto que o jogo não tem buracos nem tem locais para você morrer prensado), você volta ao início do field.

Monitor inspirado? O monitor que encolhe o personagem possui o mesmo desenho e cores do monitor de checkpoint em Sonic 1 do Master System.

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