terça-feira, 23 de junho de 2009

Sonic The Hedgehog CD


Em 1992 o jogo Sonic the Hedgehog 2 foi o game mais esperado do ano. A todo momento revistas divulgavam mais e mais fotos até o ponto do protótipo do jogo ter se espalhado por todo o mundo. Foi neste contexto que foi divulgada a notícia de que o jogo teria viagens no tempo, de modo que o Sonic poderia ir ao futuro e ao passado. Dizia uma revista da época: "Sonic e Tails podem viajar no tempo, saltando da era dos dinossauros até o futuro controlado por máquinas". Sonic 2 foi lançado e os fãs viram que não havia nada disso, embora ainda houvesse um ótimo game. O projeto talvez teria sido adiado para um ano depois onde, com maior desenvolvimento e empenho, a idéia foi concretizada e serviu como o grande pretexto para o lançamento de um jogo do ouriço nas incríveis mídias digitais, ainda novidades na época. Assim nasce Sonic CD, para o Sega CD, trazendo consigo o mundo de Sonic dentro de um CD.
Enredo:

A ação do jogo se passa no misterioso no Little Planet. Este planeta abriga as sete Pedras do Tempo: quem as possui pode controlar o tempo. Com o controle do tempo nada poderia conter o Dr. Robotnik. O malvado cientista, é claro, armou o seu plano para dominar o pequeno planeta onde se passa o jogo através das Pedras do Tempo, para que o futuro ficasse para sempre comprometido. Para isso, Robotnik criou Metal Sonic, um robô metálico baseado no Sonic, mas que possui muito mais habilidades. Além diso, o vilão ainda por cima seqüestrou a ouriça Amy Rose, a maior fã do Sonic. Robotnik retirou todos os limites do tempo do pequeno planeta e colocou máquinas-robô no passado para poder controlar o futuro. Essas máquinas impedem que o futuro seja bom, por isso chamado de "Bad Future". Agora Sonic tem que destruir as máquinas-robô, coletar as sete Pedras do Tempo, salvar a Amy e lutar contra Metal Sonic no minúsculo planeta onde o tempo não tem sentido...


Fases: As fases são divididas em: Presente, Passado, Futuro bom e Futuro ruim

Palmtree Panic

Tidal Tempest

Collision Chaos

Quartz Quadrant

Wacky Work Bench

Stardust Speedway

Metallic Madness

Curiosidades:

Um nível deletado: é fato que Sonic CD possui uma fase deletada. No Little Planet é possível ver uma fase de Deserto, entretanto o jogo não tem nada parecido. A teoria diz que ali poderia ser a Dust Hill, a fase perdida dos jogos do Sonic. Uma curiosidade é que na versão para PC há uma nível deletado, que seria a fase número 3. Logo, essa possível fase de deserto seria o terceiro nível do jogo.

Trilha sonora diferente: o jogo possui duas trilhas sonoras. A primeira é a original desenvolvida pela Sega of Japan. que tem como música-tema a música You Can do Anything e Cosmic Eternity. Essa versão foi a utilizada na Europa também. Já na América, a Sega of America utilizou outro padrão musical, sendo a música-tema somente Sonic Boom em sua versão full e a resumida. As músicas do passado de ambos os jogos são as mesmas.

Green Hills Remixada? A música You Can do Anything foi baseada na música da fase Green Hills do game Sonic 2 do Master System. A mesma música ainda foi utilizada também de forma semelhante em Sonic Drift, na música de invencibilidade.

See you Next Game: o jogo possui também mais de 5 telas secretas, as quais você confere na seção Dicas. Numa delas há uma foto de Tails em frente a um carro em que ele diz: "See you Next Game". A imagem é provavelmente uma referência ao game Sonic Drift para Game Gear, em que o personagem corre através de um carro bem semelhante.

Versão para PC: a versão para PC é quase igual ao jogo original. Dentre as diferenças, temos a tela-título, que é muito mais bem construída e nítida.

Monitores secretos: na versão Beta do jogo havia 4 monitores que não foram usados na versão final: um anel azul, um relógio, um S e um Óculos.

Três desses monitores estão escondidos na versão final do jogo. Em Palmtree Panic Ato 3, ao se ativar o Debug Mode, e usar o modo Debug abaixo do chefe, é possível achar um local secreto com o monitor S e o relógio. Além disso, no próprio Debug Mode, somente na fase Palmtree Panic, é possível inserir o monitor de S, anel azul e Relógio. O Relógio congela as coisas. Os anéis deixam de se mexer e os badniks ficam parados. Provavelmente ele pararia o cronômetro também (no Debug Mode não há como saber se congela o tempo). O monitor S é uma espécie de Super Sonic falso: invencibilidade + Shield + Tênis Mágico. Já o monitor de anel azul não serve para nada... só faz um barulho de placa de fim de ato, reaproveitado em Knuckles' Chaotix, em que neste jogo, quando se está com o anel azul e se é atingido por um badnik, ao invés de espalhar todos os anéis, sai somente um grande anel, que se for pego traz todos os anéis anteriores de volta

Curiosamente, o monitor de S também aparece no game Sonic 1, num bug gráfico na fase de fim de ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário