quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sonic Triple Trouble


Sonic Triple Trouble ou Sonic & Tails 2 , como é conhecido no japão, é a continuação do game Sonic Chaos ou Sonic & Tails. Como sugere o título americano, dessa vez Sonic e Tails terão de enfrentar três inimigos que farão de tudo para detê-los. Falamos de Dr Robotnik, Knuckles The Echidna e Fang The Weasel, pela primeira vez num game de Sonic.

O tradicional e bom jogo do Sonic está de volta na trilogia dos 8 bits. Um clássico game do Sonic, em 2D, onde você joga com o próprio ouriço mais rápido que o som ou com Tails, uma raposa que pode voar. Sonic tem que coletar os anéis para poder enfrentar o máximo de inimigos e encarar o terrível vilão Dr. Robotnik (ou Dr. Eggman).

O jogo tem todos os elementos dos jogos do Sonic: anéis, espinhos, placas de fim de atos, estágios especiais, monitores, dentre outros. Ao todo são seis fases, e nelas há muitos desafios para o jogador. O game é a seqüência de Sonic Chaos e ficou conhecido no Japão como Sonic & Tails 2 e na América e Europa como Sonic Triple Trouble.

A entrada do game é bem parecida com Sonic Chaos, trazendo o mesmo fundo e revelando a continuação da história.

Ao lado vemos a tela de jogo. Ela é bem simples: no primeiro campo temos os Contador de Anéis. Como já dito eles servem para evitar que você morra. Pegando 100 anéis você ganha uma vida extra. O segundo campo é o Tempo. Num game de Sonic, o que mais importa é o tempo em que o jogador passa em cada fase. O desafio é sempre passar com o menor tempo possível. Se o contador de tempo chegar a 10 minutos, você perderá uma vida. De acordo com o tempo que você encerra cada fase, você ganha alguma bonificação, dependendo da figura que aparecer na roleta. O terceiro campo é o Contador de vidas. Você pode pegar vidas coletando anéis ou pegando os monitores ou ainda nas placas de fim de ato. Caso você fique sem vida será dada a tela de Game Over. Mas você pode ganhar um Continue caso consiga a placa do Sonic, Tails, Knuckles ao final de cada fase. Existe também o score, que não fica visível na tela, mas que faz diferença. Cada anel coletado representa 100 pontos. O tempo é calculado com base no que falta para completar 150 segundos. Cada segundo dá 100 pontos.Quanto maior o número de pontos, será possível adquirir vida e continue extras. Tudo ainda segue o mesmo esquema dos games de Sonic.

A dificuldade do game é maior em relação à Sonic Chaos, tanto nas fases e chefes quanto nos Estágios Especiais, que mudaram um bocado. Dessa vez você deverá passar por uma fase com caminhos alternativos, tentando achar Fang e obter a esmeralda que ele guarda preciosamente, ou planar num avião coletando um número determinado de Rings. A maneira de acessar os Estágios também mudou. Ao invés de coletar 100 Rings, você deverá destruir um monitor com uma esmeralda que está presente em cada segundo ato de uma fase e ter no mínimo 50 Rings. Destruindo-o, um círculo de estrelas irá surgir acima e você deverá pular em sua direção para entrar no estágio especial. São seis esmeraldas ao total, porém cinco delas são coletadas nos estágios especiais. A última está sendo guardada pelo Robotnik.

Enredo:

Pelo que parece, se realizou o tão maníaco desejo de consumo de Dr. Eggman: ele conseguiu achar as seis Chaos Emeralds, o que com certeza significa uma grande tragédia! Mas se você pensava que isso acabava aí, está enganado. Por um descuido, e também por sobrecarga, a máquina destruidora de Eggman explode, jogando as esmeraldas aos 4 cantos do mundo. A única que sobrou, foi a amarela. Quem acha as esmeraldas é o ganancioso doninha Fang. Ele não sabe sobre o poder místico e proibido das esmeraldas, mas mesmo assim fica com elas por achar que darão um bom valor no mercado.

Algum tempo depois, um misterioso eqüina chamado Knuckles, desce da Ilha Flutuante às loucas ao saber que as esmeraldas foram espalhadas. Por não confiar em ninguém, ele vai em busca delas sozinho. Enquanto isso, Sonic e Tails se divertem na South Island, porém correm para a ação enquanto há tempo, para impedir que algo aconteça, e que as esmeraldas caiam em mãos erradas. Por mais incrível que pareça, o desconfiado Knuckles cai na lábia de Eggman. Este convence Knuckles de que Sonic e Tails são os grandes vilões da história, que são dois bandidos perigosos que querem roubar as esmeraldas para poder acabar com a paz e a harmonia no mundo. E agora? Esse triplo problema ainda vai dar o que falar! De um lado Sonic e Tails batalham pela paz, Fang tem seus planos ambiciosos e Eggman, agora com Knuckles vão fazer de tudo para tentar atrapalhar Sonic. Quem será que vencerá este confuso e perigoso embate?

Análise Técnica:

Sonic Triple Trouble foi uma seqüela bem sucedida, infelizmente lançada apenas para o Game Gear que não foi tão acessível aqui no Brasil. O game traz os mesmos elementos de Sonic Chaos de uma forma bem divertida e ao mesmo tempo desafiadora. Começando pela jogabilidade, que ainda continua sólida e respondendo bem aos comandos. Sonic e Tails são rápidos e suas habilidades ajudam bastante. Além disso, os "veículos" presentes no game são bem fáceis e divertidos de serem manuseados.

Graficamente, é difícil dizer se houve um grande progresso ou não. À primeira vista, os personagens parecem um pouco maiores e com mais movimentos, o que não deixa de ser verdade. Os cenários também parecem estar melhores, mas basta andar um pouco para ver que Sonic Chaos fazia melhor em alguns pontos, principalmente pelas cores vibrantes. Em Triple Trouble, as cores são mais escuras e não tão vibrantes, deixando o game com um aspecto um pouco mais "morto" em relação ao seu antecessor. Já os Backgrounds, fica por conta do trabalho da fase. Em algumas fases, eles são bonitos e correspondem bem com os elementos do cenário. Em outras, vemos apenas um simples fundo que poderia ser um pouco mais explorado. Além disso, temos presença de Slowdowns em alguns pontos, o que é muito ruim, fazendo o personagem não fazer um comando no tempo certo.

As músicas são muito bem compostas, talvez sendo umas das mais divertidas e agitadas dos games de Sonic para 8 bits. O que peca mesmo é que apesar da composição ser boa, a qualidade da música não é tão boa assim, conseguindo um som inferior ao de Sonic Chaos. É possível ouvir "ruídos" em algumas partes da música e as vezes os efeitos sonoros embolam com a música de um jeito bem estranho. Por exemplo, pegando uma grande quantidade de Rings e tomando um dano ao mesmo tempo, faz com que algumas notas da música sejam cortadas, ou seja, se a música tiver dois canais de som, um deles será cortado para dar lugar ao efeito sonoro. Mas mesmo assim, não deixa de ser agradável escutá-las.

O game consegue ser mais divertido e desafiador que Sonic Chaos, sendo um ponto positivo. Dessa vez, os chefes podem demorar um pouco mais para serem derrotados. As fases começam a ficar mais complexas a medida que você prossegue e os Estágios Especiais são bem desafiadores. Coletar vidas e ter continues será necessário, pois você poderá ficar parado por um tempinho em algumas fases ou chefes.

Fases:

Great Turquoise Zone

Sunset Park Zone

Meta Junglira Zone

Robotnik's Winter Zone

Tidal Plant Zone

Atomic Destroyer Zone

( Lembrando que são 4 finais alternativos. Um com o Sonic e todas as esmeraldas, e outro sem todas elas e o mesmo com Tails. )

Curiosidades:

Nack ou Fang?: Tanto faz. Fang é o único personagem da saga Sonic que possui seu nome totalmente diferente no Japão e no resto do mundo. O nome Nack vêm do Japão, enquanto o Fang veio dos Estados Unidos. Ainda não se sabe o por quê desta mudança, mas os fãs da franquia reconhecem os dois nomes. Sonic Triple Trouble foi o primeiro game da doninha. Ela ainda apareceu em Sonic Drift 2 e também em Sonic The Fighters e hoje faz muita falta para os fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário