quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sonic R


Estávamos já encerrando a década de 90 e o ouriço seguia em ligeira decadência. A Sega planejou para esse período jogos alternativos do Sonic, enquanto planejava o projeto Sonic Adventure. Foi nesse contexto que veio o game Sonic R, feito pela Traveller's Talles, a mesma que produzira Sonic 3D Blast. Sonic R é basicamente um game de corrida, onde você correrá não com carros, mas diretamente com os personagens. É assim um pega geral, para ver quem é o mais rápido. O jogo foi lançado para Sega Saturn em 1997 e ganhou sua versão para PC em 1998.

Enredo:

Sonic e Tails estão curtindo um tempo fora de suas aventuras. A viagem que eles haviam planejado será agradável e relaxante. Ou pelo menos é o que eles acham... Tails vê uma enorme faixa ao longo da pista. É um outdoor falando sobre o Grande Prêmio Mundial. "Veja, Sonic! Irá acontecer uma grande corrida com os melhores corredores do mundo. Seria um grande oportunidade para você mostrar sua velocidade e competir com os outros grandes corredores!"

Sonic pensa por um momento. Ele é o mais rápido do mundo, mas participar de corridas não é algo que ele goste de fazer. Então algo na faixa prende sua atenção. Dr. Robotnik, o inimigo de Sonic, estará participando da corrida! Em um segundo, Sonic pensa e começa a correr. "Espere, Sonic! Espere por mim!" Gritava Tails correndo atrás de seu amigo.

Quilômetros acima da faixa, existe um satélite focalizando Sonic e Tails. Dr. Robotnik ri silenciosamente. "Agora você caiu na minha armadilha, Sonic, eu finalmente terei as Esmeraldas do Caos e poderei pegá-lo a qualquer hora. Com a minha nave e essas..." Dr. Robotnik olha à sua esquerda e uma fileira de olhos cintilantes observa-o, "nada poderá dar errado. Há há há..."

Sonic não é o único que estará correndo contra o Dr. Robotnik... O rival de Sonic, Knuckles, ficou sabendo que Sonic estaria participando de uma corrida muito importante. Knuckles nunca deixa passar uma oportunidade de estar próximo de Sonic quando uma aventura começa. Amy também estará lá. Após investigar secretamente os planos do Dr. Robotnik ela também participará da corrida para achar as Esmeraldas do Caos.


Sonic R é um game em 32 bits. Portanto, representa uma plataforma gráfica muito superior à dos jogos do Mega Drive. Há a presença de mais cores, sons e efeitos visuais como textura e backgrounds realistas. O estilo de Sonic R por outro lado, não foge ao velho estilo Sonic. Ou seja, o velho princípio dos jogos do Sonic continua presente: seu objetivo é juntar o máximo de anéis, em menor tempo e coletar as esmeraldas do Caos.

Contudo, em Sonic R, os anéis têm um papel diferente. Ao invés de proteger o ouriço dos obstáculos e inimigos, eles servem para abrir portas secretas e ativar os aceleradores. Assim, em cada fase há inúmeras portas secretas, que se abrem com uma determinada quantidade de anéis.

Essas portas servem para coletar itens secretos, como os medalhões do Sonic e as próprias esmeraldas, além de muitas vezes servirem para revelar um atalho. Esses medalhões do Sonic são ao todo de 5 por fase. São um ícone com a cara do ouriço, exatamente como em Sonic 3D Blast. Eles servem para destravar personagens secretos.

Os aceleradores farão o personagem sair a uma velocidade altíssima, cortando caminho e ganhando tempo. Eles estão dispostos em lugares variados, às vezes em passagens secretas. Quanto mais anéis você tiver, mais vai ganhar caminho. Mas o limite máximo é 50 anéis. Assim, se você tiver 60 anéis, ficará com 10 após passar pelo acelerador.

Os Power Ups também estão no jogo. Não em monitores, evidentemente. Eles estão nos logotipos do jogo. Você pode ganhar mais anéis, velocidade extra, e até escudos (Shield). O escudo azul serve para você andar sobre a água sem afundar. E o escudo do raio vai atrair todos os anéis em volta.

Outros elementos presentes no jogo incluem os loopings. Todos muito altos e longos, que muitas vezes vale a pena cortar por um caminho alternativo. Placas indicadoras do caminho facilitarão a vida do jogador, para se reposicionar na pista ou até para pegar atalhos. As tradicionais molas também estão no jogo.

Vamos agora à tela de jogo. Segue ao lado a tela do game. No canto superior esquerdo (1), temos o contador de anéis. Ele conta em três dígitos. Os anéis serão úteis para destravar as portas e para usar o acelerador. Abaixo do contador de anéis temos o posicionamento dos jogadores (2), aquele que você estiver jogando estará em destaque. No canto inferior esquerdo (3), temos o contador de Tokens (medalhões), que servem para destravar os personagens secretos. No canto superior direito (4) temos o contador de tempo, ele mostra o tempo total que você está correndo e logo abaixo (5), os menores são o tempo por volta. Ao quebrar um recorde, uma música soará e o tempo ficará destacado em amarelo. Por fim, no canto inferior direito (6), temos o mapa da pista. Na cor branca há o traço principal da pista. Os traçados em cinza são os caminhos alternativos e os em amarelo representam caminhos ativados por meio das portas secretas.

Grand Prix - É o modo de jogo. É onde você deve competir. O seu objetivo é vencer a corrida das 4 pistas. Após vencê-las, será liberada uma pista secreta. Mas o jogo não se resume a correr e ganhar. É preciso ainda coletar as sete Esmeralda do Caos. Com elas você poderá competir com o Super Sonic. E além disso é preciso ainda colher os 20 medalhões do Sonic, dispostos 5 em cada fase, exceto na fase secreta. Coletando os 5 medalhões de uma fase e ficando entre os três primeiros, será dada a tela de desafio. Você deve vencer a corrida contra o personagem secreto. Vencendo, você poderá jogar com ele.

Time Attack - É o modo de disputa de tempo. Serve apenas como puzzle. Há o Time Attack Normal, pelo qual você corre na pista comum apenas para fechá-la em menor tempo. Aproveite esse modo para conhecer bem as pistas e seus atalhos. Há o modoReverse, no qual você corre as 5 pistas em sentido invertido. Depois há o modo Get 5 Ballons, no qual você deve procurar os 5 balões que estarão espalhados pelas fases. É uma ótima oportunidade para conhecer a pista toda. E por fim há o modo Get 4 Characters, um divertido modo da tradicional brincadeira de pega-pega. Você terá que correr através de 4 personagens e pegá-los. Para isso basta encostar neles. Mas fique esperto. Se eles verem você e você não conseguir pegá-los, eles vão fugir por outro caminho. Cada personagem vai para um lado. Fique de olho no mapa para ver onde achá-los.

1P VS 2P - É o modo de 2 ou mais jogadores. Haverá duas opções: Normal e Get 5 Ballons. O modo Normal é a corrida normal nas 4 pistas. E o modo Get 5 Ballons é para ver quem acha primeiro os 5 balões.

Options - Tela de opções. Nela você pode ativar o Ghost (útil quando você reiniciar o Time Attack para ver por onde o seu personagem seguiu na corrida anterior) e aDificuldade. A dificuldade pode ser fácil, média ou difícil. Há a opção Vocals, pela qual você pode ativar ou não as vozes no jogo. Tem ainda a opção Sound, para você configurar o som (ex: se a sua TV é mono, não vale a pena deixar o som em estéreo, pois você vai perder um dos canais de som), Music Volume (o próprio nome já diz),Music Test (equivale ao tradicional Sound Test) e Best Times, no qual fica registrado os melhores tempos. É nesse menu que você pode abrir e salvar jogos antigos. É a opção Load Data. Ao longo de uma corrida, todos os dados são registrados automaticamente no cartucho de memória do Saturn. No início os slots estarão vazios. Após terminar de jogar, escolha SAVE e escolha um dos slots. Depois confirme e o seu jogo estará salvo. Para abrir um jogo salvo, vá até o slot desejado e escolha LOAD. Confirme e continue o seu jogo. O save inclui os tempos, esmeraldas, personagens liberados e o status das pistas (caso você tenha vencido).

Personagens e habilidades

Sonic R conta com 5 personagens iniciais: Sonic, Tails, Knuckles, Amy e Dr. Robotnik. Inicialmente você poderá selecionar apenas Sonic, Tails, Knuckles ou Amy. Após vencer as quatro fases principais, o Dr. Robotnik será liberado para jogar. O jogo conta ainda com quatro personagens secretos. Para visualizá-los e competir com eles é necessário destravá-los. Para isso, você deve coletar os 5 medalhões que estão espalhados pelas fases. Procure em tudo que é lugar... em atalhos, portas, e às vezes no caminho normal. Após juntar os 5 uma música soará. Você deve então ficar entre os 3 primeiros lugares. Se não ficar, é preciso pegar tudo de novo. Se ficar, será dada a tela Prepare to Challenge. Você deve vencer a disputa e então habilitará o personagem. Se perder, vai ter que pegar tudo de novo... Os personagens secretos são: Metal Sonic, Tails Doll, Metal Knuckles e Eggrobo. O próprio jogo divide os personagens em dois grupos, no primeiro estão os personagens principais: Sonic, Tails, Knuckles, Amy e Dr. Robotnik, e no segundo grupo estão os personagens secretos, Metal Sonic, Tails Doll, Metal Knuckles, Eggrobo e Super Sonic, esta divisão serve para decidir quais serão seus oponentes nas corridas, por exemplo, se você escolher correr com o Sonic, você só enfrentará os personagens do primeiro grupo e vice-versa, a menos que você não tenha habilitado algum personagem do segundo grupo e escolher um corredor deste grupo. Conheça melhor os personagens abaixo:

Sonic the Hedgehog - O nosso velho e clássico ouriço. É o mais rápido dentre os personagens iniciais, porém é o pior para fazer curvas, principalmente se forem no ar. Suas habilidades são: Pulo Duplo, basta apertar o botão de pulo durante o pulo para saltar mais um vez no ar, Spin, basta segurar para baixo por alguns instantes enquanto estiver correndo para começar a rolar pelo chão, excelente para descidas, e Spin Dash, basta segurar para baixo enquanto estiver totalmente parado e pressionar várias vezes a tecla A, está habilidade pode ser executa durante a contagem regressiva para a largada.
Miles "Tails" Prower - A velha raposa. Tails é um dos melhores para se correr. Tem um comando fácil, faz bem as curvas e tem a melhor aceleração dos personagens iniciais, mas não é tão veloz em linha reta. Suas habilidades são: Tails Fly, pelo qual ele pode voar por algum tempo, após isso, ele vai perder o fôlego e cair de uma vez, Spin, basta segurar para baixo por alguns instantes enquanto estiver correndo para começar a rolar pelo chão, excelente para descidas e no caso de Tails, em linha reta, ele alcança maior velocidade no Spin do que correndo, e Spin Dash, basta segurar para baixo enquanto estiver totalmente parado e pressionar várias vezes a tecla A, está habilidade pode ser executa durante a contagem regressiva para a largada.

Knuckles the Echidna - O grande rival do Sonic, é o melhor para se jogar (dos personagens principais). É rápido e ainda por cima faz bem as curvas. Lógico que não tão rápido quanto Sonic e nem tão versátil quanto o Tails. As suas habilidades são: Planagem, que será útil para cortar caminho, mas Knuckles é mais lento planando do que correndo, portanto use essa habilidade apenas quando necessário, Spin, basta segurar para baixo por alguns instantes enquanto estiver correndo para começar a rolar pelo chão, excelente para descidas, e Spin Dash, basta segurar para baixo enquanto estiver totalmente parado e pressionar várias vezes a tecla A, está habilidade pode ser executa durante a contagem regressiva para a largada.

Amy Rose - A simpática ouriça está no jogo, no visual clássico ainda, igual ao de Sonic CD e Sonic Drift. Ela é a única que corre em um carro. É um dos piores corredores. Perde facilmente a velocidade e a sua habilidade ao invés de ajudar, atrapalha. A habilidade dela é o Turbo Boost, basta apertar o botão de pulo quando aparecer um pneu ao lado do contador de tempo contínuo, e Amy correrá mais rápido que Sonic durante alguns segundos, mas tanta velocidade resulta em péssimas curvas, portanto use somente em retas. Amy não pode pular, mas seu carro se transforma em uma espécie de barco assim que ele tocar na água, impedindo que Amy afunde, porém não é possível usar o turbo sobre a água.
Dr. Robotnik - O vilão está jogável nesse game, após vencer as 4 pistas. Ele segue em sua nave flutuante. É o melhor personagem para fazer curvas, mas é lento, um pouco mais rápido que Amy. Sem dúvidas um dos piores personagens para correr, sua única habilidade é atirar um ridículo e lento míssel teleguiado em seus adversários ao custo de 10 anéis o disparo, para isso basta apertar o botão de pulo quando uma mira aparecer em algum de seus oponentes, mas tal míssel não causa danos significativos, no máximo faz o personagem dar um pequeno salto para frente, o que pode atrapalhar em uma curva. Robotnik também não pode pular, mas assim como Amy, pode passar sobre a água.
Metal Sonic - O ouriço metálico está no jogo. Ele nada mais é do que uma versão melhorada do próprio Sonic, sua velocidade é maior, mas faz curvas tão ruim quanto o ouriço, seu pulo é bem longo e pode ser feito em seqüência, algo parecido com um sapo, para isto basta segurar o botão de pulo durante o pulo e no instante que ele tocar no chão ele pulará novamente na direção em que estiver virado, isso pode ser feito infinitamente. Metal Sonic também pode planar sobre a água, porém ele perde velocidade e se ficar muito lento poderá afundar. Você o libera na Resort Island.

Tails Doll - Motivo de algumas lendas urbanas este personagem, é a versão mecânica do Tails, na verdade uma versão pelúcia, porém, ao contrário de Metal Sonic, ele não é uma versão melhorada. Sua velocidade é próxima do Tails, mas ele faz curvas um pouco melhor. Sua única habilidade é planar de forma oposta a Knuckles, para isso basta segurar o botão de pulo e Tails Doll começará a subir lentamente até atingir sua altura máxima e então cairá com tudo e começará a subir novamente. Assim como Robotnik e Amy, Tails Doll também não pode pular e pode planar sobre a água sem perder velocidade, mas se parar irá afundar como uma pedra. Você o libera na Radical City.

Metal Knuckles - Se o ouriço e a raposa tem uma cópia metálica, porque Knuckles não poderia ter? Metal Knuckles é a versão metalizada do eqüidna. Dentre os personagens ele é o que mais se aproxima de Super Sonic, definitivamente ele é uma versão melhorada do Knuckles. Sua velocidade máxima, aceleração são melhores que a do eqüidna e também faz curvas de forma melhor. Sua habilidade é idêntica a de Knuckles, a planagem, basta pular e pressionar o botão de pulo durante o salto. Assim como a versão metal de todos, Metal Knuckles também pode andar sobre a água, mas se parar afunda. Você o libera na Reactive Factory.
Eggrobo - Até Eggrobo está de volta. Ora... com uma versão em brinquedo do Tails, um Knuckles metálico e Sonic metálico, por que não a cópia metálica de Robotnik? Tão ruim, ou pior, que Amy, Eggrobo resume-se apenas a correr, mas infelizmente a uma velocidade um pouco superior que Robotnik, ele não pula, mas anda sobre a água, porém perde muita velocidade e pode afundar, e sua única habilidade é atirar um míssel teleguiado igual a Robotnik, ou seja, ao custo de 10 anéis o disparo assim que aparecer uma mira em seu adversário aperte o botão de pulo e ele atirará, mas definitivamente não espere acertar o Super Sonic ou a versão metal do Sonic ou do Knuckles com isso. Você o libera na Regal Ruin.
Super Sonic - Apenas duas palavras: O melhor. Sem dúvidas Super Sonic é o melhor de todos os personagens do jogo, chega a ser covardia correr com ele. Com a melhor velocidade do jogo e uma ótima aceleração, não há como alcançar esse super ouriço, mas se você pensa que tanta velocidade resulta em péssimas curvas está enganado, pois ele as faz com perfeição. Sua habilidade é o pulo duplo, igual ao de Sonic, porém com muito mais altura e impulso, basta apertar o botão de pulo duas vezes e como era de se esperar Super Sonic também pode andar sobre a água. Experimente jogar com ele na Radiant Emerald. Para habilitá-lo basta pegar todas as esmeraldas e na tela de personagens ele está localizado abaixo do Sonic.

As Pistas

Inicialmente são quatro pistas, todas começando com a letra R: Resort Island, Radical City, Regal Ruin e Reactive Factory Zone, depois de vencer em todas estas, você habilitará a Radiant Emerald. Cada fase é muito grande, com inúmeras possibilidades de caminho. Você tem 3 objetivos básicos: vencer a corrida, juntar as esmeraldas e liberar os personagens secretos. Felizmente, é possível liberar os personagens separadamente. Conheça melhor cada uma:

Resort Island: Uma bela ilha tropical. É o típico primeiro cenário de todos os jogos do Sonic. Uma pista simples, sem muita complicação. Possui uma curva bem fechada após a sua metade. Se você bobear, vai direto pra água! Esmeralda: Essa fase contém uma única esmeralda: junte pelo menos 50 anéis e use a porta de 50 anéis antes da bifurcação da pista. Dica: não faça o looping completo, exceto se for para ganhar anel. Siga pela esquerda e ganhe tempo.

Radical City: Você está correndo dentro de uma cidade, entre prédios, lagos e avenidas. Uma pista um pouco mais complexa, mas que se você conhecer bem, vai se dar numa boa. Ela possui duas esmeraldas. Esmeralda 1: está dentro da porta que abre com 20 anéis, seguindo pelo lago logo após a faixa de largada (DICA: vá na volta 2 e escolha o tempo de Neve, para você não se afundar na água). Esmeralda 2: está dentro da porta que se abre com 50 anéis, não há como não ver. Dica: siga pela pista de baixo, é mais rápida.

Regal Ruin: Estas ruínas Egípcias podem ser um verdadeiro labirinto se você tentar cortar caminho pelo centro. Com pirâmides e muitos detalhes esta fase tem um belo visual, mas é a pista mais chata de todas, com curvas muito fechadas. Knuckles é melhor que o Sonic nessa pista. Esmeralda 1: Logo após subir a rampa do começo da fase, abra a porta com 20 anéis. Suba e vá até a pirâmide que vai se abrir. Volte rapidamente à pista porque você vai estar muito para trás. Esmeralda 2: logo após a linha de largada, abra a porta de 50 anéis na pista que segue pela esquerda. Atenção! É muito difícil pegar essa esmeralda. Antes de entrar na porta, freie, para não ir direto pra água. Depois pule com cuidado sobre as plataformas. Dica: há um belo atalho nessa pista. Pegue-o logo após subir a rampa e vire à esquerda e não à direita.

Reactive Factory: Uma fábrica futurística em plena atividade. Não é uma pista difícil, mas é cheia de caminhos alternativos que podem confundir no início. Esmeralda 1: Atravesse o looping, e quando a pista seguir numa rampa à direita, siga a pequena entrada à esquerda. Acione a porta de 50 anéis e breque um pouco. A esmeralda cairá sobre o submarino. Pegue-a e corra para recuperar o tempo perdido. Esmeralda 2: Também depois do looping, siga à direita na pista inclinada e abra a porta de 50 anéis. Espere a esmeralda cair sobre o chão.

Radiant Emerald: uma fase movida pela energia das esmeraldas, ideal de ser jogada pelo Super Sonic. Uma pista fácil, cheia de retas e com apenas dois cortes de caminhos que estão atrás de portas de 50 anéis. Não tem segredo algum. É uma fase se divertir e curtir! Aparentemente esta fase se passa em outra dimensão ou no espaço, então não existem variações de tempo e clima nela, e a paisagem é sempre noturna. Vença a corrida nesta fase e você verá a seqüência final do jogo.

Esmeraldas do Caos

Elas estão no jogo e estão escondidas dentro das fases, conforme o fase-a-fase mostrou, porém estão fora do caminho normal, forçando você a pegar um caminho maior atrasando-o, isso somado com o fato de que para conseguir a esmeralda você deve chegar em primeiro lugar, significa que você precisará de treino até conseguir dominar as pistas. Após pegar as sete esmeraldas você poderá ativar o Super Sonic. O Super Sonic possui as mesmas habilidades que o Sonic e não consome anéis, como nos jogos do Mega Drive. Ele chega a flutuar de tão rápido, até mesmo sem afundar na água, quando você passa rapidamente. A habilidade do Super Sonic é a mesma do Sonic, apenas o pulo duplo. Para coletar os medalhões mais facilmente, tenha paciência! Primeiro libere o Super Sonic. Depois, colete os medalhões com o Super Sonic. A velocidade dele será fundamental.

Análise Técnica

Sonic R não decepciona nos quesitos diversão. É um jogo que primeiro estranha-se. Mas depois entranha-se! Especialmente se você conseguir liberar todos os personagens e o Super Sonic. Seus gráficos são bons, com belos backgrounds. Mas peca pela falta de expressão dos personagens. O Sonic comemorando ou decepcionado é exatamente o mesmo. O que muda é a posição do corpo. Falta expressão facial nos personagens e isso era possível sim num 32 bits. Os efeitos sonoros são um pouco fracos também, mas a bela trilha sonora compensa. As músicas são todas cantadas e muito boas. Dão muito clima para o jogo. Jogar ele com música, é outra história! A jogabilidade é variável de personagem a personagem, mas num aspecto geral é deficitária. O jogo não é só corrida, também tem elementos de ação. Para coletar os medalhões, por exemplo, faz muita falta alguns movimentos. Para girar o personagem, por exemplo, leva-se uma eternidade (aperte Z ou X). E os personagens não andam para trás, o que atrapalha muito. A diversão fica garantida com os novos personagens e com o modo de pega-pega, muito original e divertido.

Saturn x PC

A versão do Saturn possui gráficos mais enxutos. Isso por sinal deixa o jogo mais leve, menos poluído. Igualzinho em Sonic 3D Blast. No entando a versão para PC supera a do Saturn em todos os aspectos: nos efeitos, na engine do jogo e ainda na parte sonora. Outra grande diferença é que a versão para PC possui mudanças no clima e horário, o que pode afetar diretamente o desempenho dos corredores, as variações no horário são: Nascer do Sol, Sol a pino, Crepúsculo e Noite, todos causando mudanças de na paisagem tornando os cenários muito mais bonitos, procure pela lua à noite, é uma bela visão. Quanto às mudanças de clima eles são: Céu Limpo, Nublado, Garoa, Tempestade e Nevasca, cada um afetando o desempenho dos corredores, pois correr com o chão molhado ou congelado não é fácil. Aproveite quando estiver nevando para andar livremente sobre a água, afinal ela estará congelada, permitindo longos cortes de caminho.

As pistas também estão com cores mais vivas e algumas estão bem diferentes, como no caso da Radiant Emerald, que na versão do Saturn ela é transparente e na versão PC sua cor oscila entre as sete cores das Esmeraldas do Caos na maioria do percurso, algo bonito de se ver.

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