quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sonic Drift


Em 1994 o ouriço atingia o seu auge, estava no seu momento de glória. A SEGA, vendo isso, decidiu explorar a velocidade de Sonic além de seus pés. E com boas idéias não poderia faltar bons jogos. Assim, surgido de uma necessidade de inovar um pouco, foi lançado o game Sonic Drift, um game que definitivamente faz valer a pena ter um Game Gear! Trata-se de corrida, no qual você sai correndo em várias pistas das fases dos jogos do Mega Drive e algumas novas também.

Era o primeiro jogo de corrida do ouriço, portanto, não seria estrelado apenas pelo Sonic. Você dispõe de 4 personagens jogáveis: Tails, Amy, Robotnik e, é claro, Sonic. O melhor de todos para correr é o veloz ouriço. As pistas são simples e curtas, fáceis de completar. Os gráficos do jogo pecam: não são dos melhores (mas também não podemos exigir muito do Game Gear). A trilha sonora é meio enjoativa,além do canal de som ser mono, mas a diversão é garantida, tornado-o um dos melhores jogos do Sonic nos 8 bits.

Ítens amarelos


São como se fossem as molas dos jogos tradicionais, que tem o papel de dar impulso ao kart do personagem para frente, ganhando assim mais velocidade.

Ítens vermelhos

Lembram os "Light speed shoes" dos jogos tradicionais. A sua função é aumentar temporariamente a velocidade do personagem, dando assim um boost ao veículo, que é muito conhecido como "turbo" (mas sem o fogo no escapamento, é claro!).

Ítens azuis

São os famosos ítens de invencibilidade, acompanhados daquela música alternativa. Não são muito úteis, mas são de boa ajuda na hora de ultrapassar os adversários.

Anéis

Os anéis são os ítens muito utilizáveis no jogo. Servem para, se você bater nas placas e outros objetos das laterais, perdê-los. O estranho é que não ocorre nada se houver uma batida e o personagem estiver sem anéis. Mas a principal função são as habilidades especiais dos corredores, que seram explicadas logo mais abaixo.

Embora tenha vários meios de se acelerar, o jogo não conta com alguma trapaça que possa atrapalhar os outros competidores (aqui me refiro a ítens, não contando com as habilidade especiais dos corredores explicadas mais abaixo).

FREE RUN

É o modo de treinamento, no qual você pode correr pelas pistas para conhecê-las melhor, quebrar recordes, além de treinar com cada personagem para ver qual você mais se adapta. Tails é o melhor pra começar, pois tem melhor habilidade em fazer curvas, já Amy é a mais fraca, não será fácil vencer as corridas com ela.

OPTIONS

É o menu de opções. Nele você pode escolher a dificuldade do game, entre Normal e Hard e ainda o Sound Test, para curtir as músicas do game. São no total de 15 músicas mais os efeitos sonoros do jogo.

VERSUS



Modo de dois jogadores. Um ótimo pega onde é possível ver Sonic e Tails num estilo típico mano-a-mano!

SELECT YOUR DRIVER

Menu onde você escolhe o corredor com quem quer jogar. Bem trabalhado para um game de Game Gear. Como dissemos, se pode optar por Sonic (o mais veloz), Tails, Eggman e Amy Rose.

Enredo:

Considerando a idéia de Sonic Drift ser um spin-off (ou seja, um jogo que não é uma continuação de um game lançado antes), não se sabe o enredo completo do jogo. O mais provável é que se trata de mais um plano de Dr. Eggman. Conhecendo toda tecnologia disponível em seu mundo, e ainda por cima construíndo engenhocas malucas para conseguir as Chaos Emeralds, ele quer desafiar a Sonic para corridas pela South Island para provar que ele é o mais inteligente e que pode vencer o herói e seus amigos e finalmente conquistar o mundo. Sonic, sem nada melhor para fazer aceita o desafio. Mas não está sozinho: Tails também resolve o ajudar e Amy, todos já conhecem, sempre quer ficar mais perto do ouriço para se casar com ele. Nesse jogo é cada um por sí, onde pra vencer vai depender não só da velocidade, mas também da habilidade de motorista dos competidores.

Análise Técnica:

Vamos começar com os gráficos. Muitos já devem conhecer os gráficos do Game Gear, onde sua principal característica é o pixelamento dos jogos, ou seja, parece que o jogo é feito em quadradinhos. Pois é mesmo! Esses quadradinhos se chamam pixels. E o Sonic Drift não foge da regra, é um bom exemplo disso. As fases estão bem construídas mas também não com o mesmo gráfico dos jogos tradicionais. Porém não chega a atrapalhar o forte do jogo que é a diversão.

O aúdio é bem analógico, no mesmo estilo do Nintendo 8 bits, mas as músicas são até legais, combinam com o jogo, porém é muito fácil enjoar delas. Mas, os efeitos sonoros são bem legais, principalmente os de quando se pega anéis e quando se passa de fase.

A jogabilidade não é das melhores, pois não vai ser sempre que você vai acertar uma curva perfeitamente, ainda mais se for com o Sonic ou Eggman. E para se usar a habilidade especial, só é preciso pressionar o botão direcional pra cima. Enfim o ponto forte do jogo é a diversão que conta com um modo de 2 jogadores, um contra o outro, para ver quem chega primeiro.

Personagens e habilidades especiais

Ao juntar uma determinada quantidade de anéis (a partir de 2), cada personagem pode ter uma habilidade específica para auxiliar na corrida. É uma pena que Knuckles não esteja presente em Sonic Drift, fazendo uma grande falta. Os personagens e suas respectivas habilidades são:

Sonic

O Sonic pode correr mais rápido, deixando muitos concorrentes para trás. Basta apertar o botão pra cima e ele sairá em disparada. Fora a isso não existem outras habilidades especiais.

Tails

O Tails dá um salto, independente de passar por um ítem amarelo ou não. Essa habilidade especial é encarada por muitos como uma alusão à capacidade de vôo do próprio Tails.

Robotnik

Robotnik solta uma bomba, que atrapalha (e muito!) a vida dos outros concorrentes.

Amy

Amy solta um feitiço (coração), que deixa o adversário atrapalhado. Basta apertar o botão para cima. Isso dá a idéia que o que ela realmente quer é conquistar Sonic, nem se importando em vencer ou não a corrida( deve ser por isso que ela é tão ruim no jogo ).

Fases:

Green Hill

Marble

Spring Yard

Labyrinth

Star Light

Scrap Brain

Curiosidades:

Amy Jogável: Sonic Drift foi o primeiro Game em que Amy pode finalmente ser jogável. Ela só tinha aparecido em Sonic CD, mas foi raptada por Metal Sonic. Após Sonic Drift, apareceu em alguns outros Spin-Offs, como Sonic Drift 2, Sonic R e Sonic Championship. Já no Dreamcast, em Sonic Adventure, Amy teve seu visual remodelado e finalmente foi uma personagem bastante interessante, tanto na jogabilidade quanto no enredo.

Green Hill Remixada? A música You Can do Anything de Sonic CD foi baseada na música da fase Green Hill do game Sonic 2 versão 8 bits. A mesma música ainda foi utilizada também de forma semelhante em Sonic Drift, na música de invencibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário