terça-feira, 23 de junho de 2009

Sonic 3 & Knuckles


Chegamos ao auge da série Sonic no Mega Drive: a junção do game Sonic & Knuckles com Sonic 3 faz surgir um dos maiores e melhores games do Sonic considerado por muitos como o melhor até os dias de hoje: Sonic 3 & Knuckles. A razão de tanto sucesso não é nada por acaso: há uma fusão e sincronia perfeita de Sonic 3 + Sonic & Knuckles. E o motivo disso tudo também não é nenhum mistério: ao final darei algumas conclusões. Enquanto isso, vamos ao review do melhor jogo do Sonic - segundo a maioria dos fãs.
Sonic 3 & Knuckles não é um jogo lançado num único cartucho. Ele é fruto do lock-on do Sonic & Knuckles com o cartucho do Sonic 3. O Sonic está de volta! Dessa vez em um imenso jogo com mais de 10 fases divididas em atos. Nelas, você terá tudo o que a série Sonic oferece: desafios, enrascadas, estágios especiais e os bônus. Os badniks vão infernizar a sua vida, mas há algumas recompensas: ao longo das fases há vários anéis espalhados. Quanto mais se junta, menos vulnerável se torna aos inimigos: quando atingido, basta recuperar parte dos anéis de volta e seguir em frente. Além disso, há os postes de salvamento de jogo, que além de salvarem a partida momentânea, também levam o jogador a uma das três fases de Bônus. Nas fases de bônus você pode pegar mais anéis e itens. Os itens são aquela ajuda extra que o game oferece, escondidos dentro de monitores. Basta estourá-los e se beneficiar do item que estiver dentro.
No primeiro jogo do Sonic havia 6 Esmeraldas do Caos. Essas esmeraldas são pedras preciosas cujo poder não se sabe o limite, mas elas foram fundamentais para restaurar a destruição que o grande vilão Dr. Robotnik provocou. Em Sonic 2 as esmeraldas voltaram, em número de 7. Ao juntar todas, Sonic pôde virar Super Sonic e assim pôde vencer Dr. Robotnik no seu audacioso projeto "Ovo da Morte".

Após esse episódio, Dr. Robotnik conhece a existência da Esmeralda Mestre. Ela fica localizada numa misteriosa ilha, a Ilha Flutuante. Essa Ilha, ao contrário do comum, não fica sobre o mar, mas sim flutuante. E para isso o poder da Esmeralda Mestre é fundamental. Sabe-se que esta esmeralda não é igual às Esmeraldas do Caos e que o seu poder é ainda maior. Era tudo o que Robotnik precisava para pôr em prática o seu plano de restabelecer o Ovo da Morte e efetivamente acabar com Sonic num verdadeiro dia de Juízo Final.

Dr. Robotnik, derrotado, acaba caindo na Ilha Flutuante. Sonic e Tails seguem Dr. Robotnik até a ilha através do Tornado, o avião que Tails inventou. Sonic, que ainda estava com as esmeraldas, chega até a ilha, mas Knuckles o intercepta e esconde as Esmeraldas do Caos pela ilha.

Sonic terá que coletá-las novamente. Após isso ocorrer, Sonic acessa um misterioso portal que o leva ao Palácio Secreto. É lá que a Esmeralda Mestre fica guardada. Quando as Esmeraldas do Caos tomaram contato com a Master Emerald, algo misterioso aconteceu: as esmeraldas se transformaram em novas espécies de Esmeraldas, ao total também de 7. Sonic terá que vencer o desafio para conseguir recuperá-las. Mas agora as esmeraldas não são mais as Esmeraldas do Caos, e sim, as Super Esmeraldas.

O poder das Super Esmeraldas só foi ativado graças à Esmeralda Mestre, e com elas Sonic vai se tornar não Super Sonic, mas Hyper Sonic. Knuckles se tornará não Super Knuckles, mas Hyper Knuckles. E Tails se tornará Super Tails. É preciso dizer por que este jogo ainda é considerado o melhor game do Sonic?

Enredo: O enredo de Sonic 3 & Knuckles é a junção dos enredos de Sonic 3, e Sonic & Knuckles, se transformando numa única e super história, cujo início começa com os primeiros jogos do Sonic.

Dr. Robotnik é o terrível vilão que com seu QI de 300 inventou o grande plano de robotizar os animais e espalhá-los por toda parte para poder dominar o mundo. Eles dariam uma segurada enquanto ele procurava pelas Esmeraldas do Caos. Felizmente Sonic, o ouriço azul super veloz, foi mais rápido e coletou as esmeraldas antes e derrotou o vilão [Sonic 1]. Não satisfeito, o vilão voltou para pôr em prática seu novo plano: um Ovo da Morte, preparado para ser imune aos ataques do Sonic, localizado no espaço para não ter dor de cabeça. Por via das dúvidas, Robotnik colocou nele Silver Sonic, um robô com as mesmas habilidades de Sonic para detê-lo e ainda guardou um truque na manga: um super robô que detonaria Sonic de vez. As Esmeraldas haviam voltado, agora em número de 7. Se seis foram suficientes para restaurar o mundo, imagina as sete? O vilão então vai dar um jeito de coletá-las enquanto novos badniks cuidam de Sonic. Os planos frustram, graças à ajuda de Tails, o novo ajudante de Sonic. [Sonic 2]

Agora Dr. Robotnik resolveu mudar de tática. Ele tentou partir às escondidas para a Ilha Flutuante, uma misteriosa Ilha que flutua sob o céu. E flutua não por acaso, mas por conta da Esmeralda Mestre, uma pedra que talvez seja mais poderosa do que as sete Esmeraldas do Caos juntas. Isso é o que Robotnik precisava para pôr em prática o novo Ovo da Morte, ainda mais perigoso e poderoso. Mas há um pequeno problema: nesta ilha vivia uma misteriosa civilização de equidnas, que por algum motivo foi quase dizimada e só sobrou Knuckles the Echidna, que se tornou o guardião da Esmeralda Mestre.

Knuckles está sempre de plantão para que ninguém chegue perto da Esmeralda. Robotnik sabe que não será fácil chegar até ela com Knuckles, ainda mais sabendo que o local onde ela está é secreto. Sabendo que Sonic viria atrás dele de uma forma ou de outra, o vilão diz a Knuckles que Sonic está atrás da Esmeralda Mestre e que ele precisa dar um jeito. Enganado, Knuckles acha que Sonic é um inimigo e fará de tudo para deter o ouriço. Logo de início ele vai roubar todas as esmeraldas de Sonic e espalhá-las ao longo da ilha. E vai também dar um jeito de criar obstáculos para o ouriço. Enquanto Knuckles segura Sonic, Robotnik ganha tempo para localizar a Esmeralda Mestre.

Ele instala uma base sobre a ilha, mas Sonic a localiza. Ainda por cima, o ouriço conseguiu mais uma vez pegar as sete Esmeraldas do Caos e com a ajuda do seu poder, pôde enfrentar Robotnik numa dura batalha na Base do vilão. Sonic derrota Robotnik, mas a base começa a ruir. Robotnik cai com o Death Egg em algum outro local da Ilha e Sonic vence mais um desafio [Sonic 3]. Mas o ouriço vai parar num misterioso Vale de Cogumelos. Lá, ele sem querer acaba vendo Knuckles partir de um local secreto. Sonic espera Knuckles sair de lá, e vai vasculhar o que é.

Sonic acaba parando num misterioso portal que o leva ao local onde a Esmeralda Mestre é guardada. Algo misterioso acontece: a Esmeralda Mestre faz as Esmeraldas do Caos brilharem e logo em seguida elas desaparecem dando lugar a sete novas esmeraldas. Essas são as Super Esmeraldas. Sonic vai ter que coletá-las novamente, mas dessa vez vai precisar procurar os vários acessos secretos àquele local misterioso. Em cada acesso Sonic tem uma chance de recuperar uma esmeralda. Se ele conseguir recuperá-las, perderá o acesso ao local secreto onde a Esmeralda Mestre está.

O ouriço assume o desafio e consegue coletar as sete novas esmeraldas. Com elas ele pôde virar agora Hyper Sonic: muito mais veloz do que já era quando tinha as sete Esmeraldas do Caos, agora o ouriço poderia facilmente deter Dr. Robotnik e o enfrentar no seu Ovo da Morte. Mas faltaria ainda salvar a Esmeralda Mestre e deter Knuckles.

Após mais uma das inúmeras batalhas contra Robotnik, Sonic consegue achar outro acesso ao local secreto. Descobre que o seu nome é Palácio Secreto, não por acaso. Lá, Sonic e Knuckles ficam frente-a-frente e Knuckles desafia Sonic. Os dois começam a lutar. Mesmo sendo muito forte, Knuckles não consegue vencer. Derrotado, ele descobre a verdade sobre Robotnik e topa ajudar Sonic, afinal é o futuro da Esmeralda Mestre e da Ilha que estão em jogo. Os dois conseguem chegar no exato momento em que Robotnik estava para roubar a Esmeralda Mestre. O vilão consegue retirá-la, Knuckles tenta evitar, mas é inútil. Agora será preciso encarar o Santuário Celeste para alcançar o Ovo da Morte, para onde o vilão foi. No Santuário, Knuckles não tem mais condições de ajudar Sonic e o ouriço agora vai ter que seguir sozinho.

Sonic agora enfrenta mais uma vez uma cópia metálica sua. O novo projeto agora é o Mecha Sonic. Com um pouco de suor, o ouriço consegue derrotá-lo. Agora é a hora de seguir para o Ovo da Morte. O novo Ovo da Morte é muito mais perigoso e cheio de obstáculos. Em muitos momentos descargas elétricas tentarão enfraquecer Sonic, e com a gravidade invertida o ouriço terá ainda mais problemas.

Sonic passa por mais este desafio e chega a hora de mais um desafio contra Robotnik. Sonic estava quase ganhando, quando descobre que na realidade tudo apenas havia começado: Robotnik punha em prática o seu mais novo plano. É o Dia do Juízo Final. Ou Sonic derrotará o inimigo, ou perderá. Segue no espaço a maior luta de Sonic contra Robotnik. Com a Esmeralda Mestre sob seu comando, Robotnik viaja a velocidades incríveis no seu robô-nave. Hyper Sonic com as Super Esmeraldas consegue chegar perto, mas será preciso tomar cuidado com as rochas e coletar o máximo possível de anéis ou o ouriço poderá ficar sem energia e morrer.

Felizmente Sonic consegue alcançar definitivamente Robotnik, e consegue destruir o seu robô. A nave se despedaça, Sonic pega a Esmeralda Mestre e se manda. Ainda no Espaço, Tails aparece com o Tornado para salvar Sonic, que está exausto. Sonic e Tails, junto com a Esmeralda Mestre voltam à Ilha Flutuante, que sem a Esmeralda Mestre estava no mar. A Esmeralda Mestre volta à ilha. Com o seu poder, a Ilha volta a flutuar. A paz e a tranquilidade voltam à Ilha Flutuante. Sonic venceu mais um desafio. O que aconteceu com Robotnik não é possível saber, mas aparentemente tudo voltou, enfim, ao normal.

Para Knuckles o enredo é um pouco diferente. Provavelmente as ações de Knuckles seguem em seqüência às de Sonic, logo imediatamente. Poderíamos dizer que tudo começa com a mentira de Robotnik, que faz Knuckles acreditar que o Sonic quer as esmeraldas. Isso faz o eqüidna espalhar as Chaos Emeralds. Mas ele precisará delas para conseguir vencer Eggrobo, o robô que Dr. Robotnik mandou para atrapalhar Knuckles. Knuckles enfrentará ao final Mecha Sonic, que usará o poder da Esmeralda Mestre, mas Knuckles consegue detê-lo a tempo, enquanto Sonic dá um jeito em Dr. Robotnik.

Fases: São ao todo 14 fases com o Sonic, 13 com o Tails e 12 com o Knuckles.

Angel Island

Hidrocity

Marble Garden

Carnival Night

Ice Cap

Launch Base

Mushroom Hill

Flying Battery

Sandopolis

Lava Reef

Hidden Palace

Sky Sanctuary

Death Egg

The Doomsday ( fase só acessível com as 7 super esmeraldas, com Hyper Sonic )

Curiosidades:

Tails ou Miles? Se você jogar este game num Mega Drive japonês, o nome do Tails aparecerá como Miles. No marcador de vida e na tela de contagem de pontos, além da tela do Super Tails, que é chamado de "Super Miles". Se você jogar num Mega Drive americano ou europeu, o jogo chama o personagem de Tails.

As meias do Knuckles: O Knuckles aparece duas vezes no game com meias diferentes. O normal é que suas meias sejam verdes, mas o Knuckles também aparece com meias amarelas, no caso da fase Sky Sanctuary e no início do game, quando ele rouba as esmeraldas.

Vá Sonic! Na fase Sky Sanctuary, se você apertar para baixo logo após o Knuckles acionar o botão, o Knuckles vai mandar o Sonic seguir em frente. O local exato para você se abaixar, é ao lado esquerdo da plataforma que tem uma base para o Sonic pular e não cair sobre o espinho.

Anulando a leitura de Sonic 3 + Sonic & Knuckles: é possível anular a leitura dos dois games, mesmo com eles plugados. Para isso, no game Sonic 3 & Knuckles, faça a seleção de fases e Debug Mode. Vá na seleção de fases a The Doomsday Ato 2 (o chefe de Death Egg), e insira vários monitores alinhados. Você vai virar Hyper Sonic e a tela vai ficar confusa. Se você morrer (por exemplo colocando o Sonic para cair do espaço) ou apertar START e A (para voltar à tela inicial), o jogo vai abrir no Sonic & Knuckles sem efetuar a leitura de Sonic 3. Agora então você poderá acessar a seleção de fases do Sonic & Knuckles, com as fases somente de Sonic & Knuckles e com Debug Mode.

Dr. Robotnik contra Knuckles: quando se joga com Knuckles ele luta com Robotnik apenas na Flying Battery o restante das fases só com o Eggrobo e a última com Mecha Sonic.

Fôlego dos Hypers: nas partes aquáticas, como em Aquatic Ruin, o Hyper Sonic e Hyper Knuckles contam com fôlego ilimitado, ou seja, eles não morrem afogados mesmo sem o shield da bolha. Exceção se dá com o Hyper Knuckles quando a transformação vem através do Debug Mode, pelo monitor. Neste caso, ele terá fôlego e morrerá. Com o Hyper Sonic aparentemente o jogo anula o fôlego até do Tails, pois ele também não morre quando o Sonic vira Hyper.

Curiosidade: os personagens morrem afogados mesmo com todas as transformações, exceto o Hyper Sonic, que não morrerá nunca afogado. Na realidade o sistema desativa o afogamento com o Hyper Sonic, pois deste modo nem o Tails morrerá.

Quase imperceptível: os monitores do jogo e os marcadores de checkpoints (postes) utilizam as cores do personagem em que você está jogando. É que cada um dos itens citados, se você abrir a imagem ampliadamente, vai notar que eles têm um espaço com cores que variam de acordo com o personagem!

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