quinta-feira, 25 de junho de 2009

Tails Skypatrol


Tails Skypatrol é o primeiro jogo exclusivo do Tails, lançado em 1995 para Game Gear, pela Sims & Jsh. É um game muito raro, que passou desconhecido aqui no Brasil. Você joga com Tails e deve enfrentar diversos desafios pelas fases, a fim de prender uma esquadrilha que tem causado grande caos. Talvez seja um dos jogos mais estranhos, mas ainda sim é bem desafiador e pode lhe trazer uma boa diversão nas horas vagas.

Tails Skypatrol é um jogo totalmente diferente do estilo Sonic. Você não irá correr, destruir monitores e passar pela plaqueta, terminando a fase. O game traz uma jogabilidade bem diferente daquilo que nos acostumamos ver. O game tem como principal personagem o Tails, é claro. O game se passa nos céus...

Como assim nos céus? Simples. Tails estará o game inteiro voando. E em hipótese alguma você deve fazê-lo cair, ou colidir em paredes ou inimigos. Podemos comparar o jogo com aqueles Shooters horizontais, onde o personagem deve atirar nos inimigos e desviar dos obstáculos. Claro que não possuímos armas que atiram, e os obstáculos aqui são bem mais presentes. Além de mover Tails para desviar dos obstáculos, você conta com a ajuda de uma Ring, que será muito importante.

Dessa vez, não coletamos Rings para ganhar vidas, ou não perdê-las. Aqui, Tails sempre carregará uma Ring. Ela será importante para diversas atividades ao longo da fase. Ao encostar a Ring em alguns obstáculos, é possível interagir com eles. Tails pode rodar em espiral, segurar-se em um carrinho ou até mesmo numa bigorna, para cair mais rápido. Tudo isso pode lhe ajudar ou atrapalhar. Você pode desde achar caminhos secretos com vidas, ou acabar batendo numa parede e perdendo vida.

Em Tails Skypatrol, todo cuidado é pouco. Você pode perder vida de diversas maneiras. Tails possui uma barra de energia, que se esgota rapidamente, dependendo das ações que você executa. Quando essa barra acaba, Tails despenca e cai no chão, perdendo uma vida. A única solução, é encontrar e coletar pequenos doces que estão espalhados pela fase. Eles completarão um pouco seu nível de energia. Além da energia, existe um cuidado maior quanto aos inimigos. Colidindo num inimigo, Tails começa a rodopiar em direção ao chão. Para que você não caia, é preciso apertar o botão 1. Tails irá fazer uma manobra e retomar seu curso, mas você irá consumir um pouco de energia. Você também pode jogar sua Ring no inimigo, destruindo-o. Basta apertar o botão 2, para que Tails jogue sua Ring para longe. Lembre-se que o número de inimigos aumenta a cada fase, deixando o jogo mais difícil.

Ao chegar no final de uma fase, um chefe sempre estará aguardando-o. O objetivo é prendê-los, para assim salvar aquela área, infestada de monstros. A batalha acontece em pleno céu, e o chefão estará sempre movendo-se e atacando. Você precisa encostar com a Ring precisamente no monstro. Ele ficará preso por um curto tempo. Aproveite para jogá-lo em algum obstáculo pela fase. Fazendo isso várias vezes, você irá finalmente prender o chefe da área. Lembre-se de jogá-lo em algum obstáculo. Se jogá-lo no ar, nada acontece.

Enredo:

O Tails utiliza um anel de força, que o mantém no ar ( pra que o anel, se Tails consegue voar sem ele? ). Ele faz parte de uma esquadrilha que zela pelo bem e pela captura dos inimigos. Sua missão é de prender uma esquadrilha aérea que tem espalhado inimigos por várias partes. São 3 grandes chefes, e Tails deve lutar bravamente contra todos. Para Tails recuperar o seu fôlego, ele deve se alimentar, para que não fique cansado e acabe caindo de altas alturas.

Análise Técnica:

É um game mediano. Divertido, mas ainda poderia ser melhor. Os gráficos são bem decentes e coloridos, mostrando um visual bem bonito. Os cenários são bem simplezinhos, mas também seguem o mesmo esquema dos personagens, sendo bem coloridos. Tudo está bem destacado, sendo possível localizar os obstáculos e itens.

A jogabilidade é bem diferente, e podia ser melhor. É difícil conduzir Tails, fazendo-o desviar dos obstáculos. Mais ainda é possível usar a Ring nos obstáculos ou nos chefes. Algumas vezes, ela não encaixa corretamente, você acaba perdendo o obstáculo e possivelmente uma vida. A idéia da barra de energia complica ainda mais a situação, tornando o game bem difícil.

A música segue a mesma linha dos gráficos, sendo bem simples e decente. São bem alegres, seguindo o ritmo do game. Uma pena que o tempo da música seja bem curto, repetindo-se toda hora.

As fases são bem desafiadoras, desde a primeira até a última. Isso parece ótimo, mas logo depois torna-se um pesadelo. Prepare-se para perder vidas no mesmo lugar, cair no chão a toda hora, não conseguir recuperar a energia, perder vidas para o mesmo chefe, etc...

Fases:

Training Area ( é a Green Hill Zone! )

Rail Canyon

Ruin Wood

Metal Island

Dark Castle

Curiosidades:

Apenas Tails: Tails Skypatrol é um game em que não existe nenhum elemento da saga Sonic The Hedgehog, praticamente. Não temos a presença de Eggman, e muito menos Sonic é citado. Isso talvez pode ser atribuído ao fato da empresa SIMS & JSH ter produzido o game, contando que o sucesso de Tails era muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário