sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sonic Adventure 2: Battle


Mesmo terminando Sonic Adventure 2, muitas pessoas ainda o continuavam jogando. A resposta é simples: Pegar todos os emblemas para habilitar personagens e costumes no modo 2 Players. O modo 2 Players era tão bom que todos o jogaram até saber de cor todos os percursos da fase. Quando ninguém agüentava mais o pouco acervo de fases para cada modo, eis que o Gamecube, ainda no seu início e logo quando a Sega faliu como Hardware e começou a distribuir jogos de Sonic apenas para Nintendo, a Sonic Team resolve criar uma versão da segunda aventura de Sonic do Dreamcast para o Gamecube. Eis que surge Sonic Adventure 2: Battle. O foco do game são as disputas de 2 Players, agora chamadas de Battle. Agora existem 11 fases para cada modo, sendo que duas delas são totalmente especiais, envolvendo a habilidade de cada um. E o mais interessante é que cada personagem possui uma característica diferente. Além disso, existem outras pequenas mudanças e mais alguns extras que envolvem todo o game. Para quem se cansou de desafiar seu amigo apenas em Green Forest, Sky Rail e Radical Highway, agora poderá encarar fases como Metal Harbor e White Jungle. Pra quem possui um Gamecube, Sonic Adventure 2: Battle é um jogo que não pode faltar em sua coleção.

Novidades

Vamos primeiro às mudanças do próprio Sonic Adventure 2. Nele foi cortada a divisão do jogo em fases de Ação e fases de Adventure. Há apenas fase de ação. Os personagens são Sonic, Tails, Knuckles, e os novatos Rouge e Shadow, além de que você pode jogar com o próprio Dr. Eggman. O game possui também lados. Conforme dissemos no review de Sonic Adventure 2, a história é dividida em dois lados com três personagens. Ao escolher o lado Hero, você poderá jogar com Sonic, Knuckles e Tails. Escolhendo o lado Dark, você poderá jogar com Shadow, Rouge e nada mais nada menos que Eggman! Amy não é jogável, mesmo assim é uma peça importante na história. E-102, não aparece e Big faz breves aparições em algumas fases. Shadow e Rouge fizeram sua primeira aparição neste jogo, e ganhando uma legião de fãs. A ordem das fases são aleatórias. Escolhendo o lado Hero, você começa com Sonic, depois Knuckles e logo mais Tails sem poder escolher com que personagem quer jogar primeiro. Todos os seis personagens se dividem em três estilos. Shadow e Sonic são os mais rápidos, portanto suas fases são cheias de Loopings, Dash Panels e muita ação. O modo de caça do Sonic Adventure não morreu tão cedo e está presente nesta sequência. Knuckles irá mais uma vez atrás dos pedaços da Master Emerald. Porém, Rouge é uma caçadora de jóias e irá de todo jeito coletar os pedaços antes dele. Tails e Eggman têm talvez o modo mais diferente de todos os jogos de Sonic. Os dois ficam presos o jogo todo em uma máquina e o sistema é praticamente igual ao de E-102, encostando o raio laser em algum inimigo, ele será mirado e ao parar de apertar o botão, um míssil teleguiado persegue o alvo indicado. E a novidade: Mesmo tomando dano, sem ter alguma Ring sequer, você não vai morrer. A máquina tem uma barra no canto inferior da tela. Ela será sua vida. Caso tome dano, procure Rings para recuperar sua vida. Ao completar os dois times, um outro surgirá trazendo uma grande revira-volta e várias revelações na história.

Dos elementos do jogo, temos ainda os emblemas vindos de Sonic Adventure, que após todos coletados dão direito a incríveis bônus e extras no jogo. Agora os emblemas estão ligados a um rank, que vai de E a A, dependendo do desempenho do jogador na fase. Conseguindo Rank “A“em todas as missões com um personagem, você habilita um novo personagem no modo 2 Players. Além da fases, existem outros modos que é possível adquirir emblemas. Pegando todos os 180, você habilita uma fase secreta muito especial: Green Hill Zone, totalmente em 3D!

Os Powers-Up ainda estão presentes neste jogo. Estão espalhados em várias fases. Para pegar maioria dos Powers-Up, você precisa ter um outro pego. Todos são essenciais, caso queira pegar todos os emblemas do jogo. O mais legal de tudo isso é ver como ficam os upgrades nos personagens. O Chao Garden voltou e está melhor do que nunca! Agora seu Chao pode estudar e aprender a dançar, tocar algum instrumento e até mesmo escrever. As Chao Races não se resume apenas em corridas contra vários Chaos. Você pode desafiar algum Chao em especial. Ao vencer algum modo, você ganha um brinde para seu animalzinho.Para entrar num Chao Garden, você precisa quebrar uma das três caixas azuis espalhadas pela fase. Ao pegar a chave do Chao World, você precisa levá-la até o final da fase. Falando em Chaos, agora existe um Chao que lhe guia nas fases, caso tenha alguma dúvida. Ele é o Omochao. Às vezes, você tem vontade de batê-lo, por ele ser tão chato. Não seja por isso, você pode atacá-lo ou até mesmo pegar o Omochao e levar ele para longe, ou jogá-lo em algum abismo. É diversão garantida!

Vamos agora às novidades próprias da versão do Gamecube. O jogo em si é igual. Você passa pelas mesmas fases, e o desafio nada mudou. A principal diferença de Sonic Adventure 2: Battle para Sonic Adventure 2 com certeza é o modo Battle. Nele você possui onze fases para cada modo: Race, Shoot e Hunt, sendo assim ao total, trinta e três fases para duelar contra algum amigo. As fases são divididas em quatro níveis. No primeiro, você tem a disposição dois Mini-Games que envolvem a habilidade de cada um. Por exemplo, no modo Race, o primeiro Mini-Game você irá deslizar de Snowboard numa grande ladeira em clima de inverno. Já o segundo e o terceiro níveis, são fases dos personagens jogáveis para o modo Battle. O quarto nível também possui três fases, mas ele precisa ser habilitado de alguma maneira.

Indo ao modo Battle, você terá todos os personagens de Sonic Adventure 2 (incluindo os extras) habilitados. Escolhendo o tipo de aventura, você poderá escolher seu jogador. Um grande detalhe é que agora os dois jogadores podem jogar com duas pessoas do lado Dark, porém não com os mesmos personagens. Cada um tem uma habilidade e uma avaliação diferente que vai de uma até cinco estrelas. Alguns especiais foram criados como o "Heart Attack" de Amy. Já Metal Sonic não possui mais nenhum especial. As roupas são adquiridas conseguindo Rank A em todas as missões e não possuem nenhuma mudança.

Outro modo totalmente novo é o Chao Karate. Nele, cada um escolhe um Chao e eles entrarão num Ringue de karatê com direito a golpes e muita diversão. O modo pode não ser muito dinâmico, porém é divertido e engraçado. Algumas mudanças são presentes, como inimigos que foram adicionados em fases e até mesmo pedaços de Backgrounds (como um túnel na City Escape, subindo as escadas) foi adicionado. No modo Options, existem temas disponíveis. Eles mudam o fundo do jogo (na tela principal, no menu, etc...) e também as vozes que lhe guiam durante suas escolhas, no menu. O Chao Garden agora é mais completo. Você pode dar um nome ao seu Chao utilizando uma máquina presente em qualquer Garden (o que antes só era possível com o VMU) e ao segurar seu Chao, uma pequena janela surge mostrando todas as suas informações. Agora, as habilidades como Fly e Speed possuem níveis e agora podem ser mais controladas. Além disso, existe uma pequena máquina no Garden que pode transferir seu Chaos do Sonic Adventure 2: Battle para o Sonic Advance e vice-versa. Para isso, basta ter o cabo link, conectar os dois e utilizar a máquina do Chao Garden.

Enredo:

Nada de novo. É o mesmo de Sonic Adventure 2.

Análise Técnica

Os gráficos ganharam uma leve melhora, os personagens estão mais coloridos, as sombras dos personagens foram refeitas e alguns erros de Cutscenes foram consertados. Mesmo assim, metade das cutscenes continuam com movimentos robóticos, o que foi um grande ponto fraco, pois a Sonic Team sequer melhorou a qualidade das cenas. A dublagem americana continua fraca com as falas fora de hora e a japonesa como sempre é a melhor escolha. O controle do Game Cube assumiu bem a jogabilidade, e por coincidência, os botões têm as mesmas letras e funções do controle do Dreamcast. Mesmo assim, o quadrado branco da Sega ainda é melhor neste ponto e faz uma grande falta. A câmera foi melhorada, mas ainda você pode contar com os erros horríveis que lhe fazem cair num precipício sem esforço. A taxa de Frames está muito boa, ficando igual ao de Dreamcast, ou até melhor, pois o modo Battle não apresenta muita queda. O jogo ganhou novas músicas no modo Battle, mas fora isso, pouco mudou. A única diferença é que as músicas usadas vieram da OST de Sonic Adventure 2 Original Soundtrack. Portanto você poderá encontrar alguns riff's de guitarra um pouco diferente e outras leves mudanças.

Fases:

As mesmas do Dreamcast.

Nenhum comentário:

Postar um comentário