quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sonic Adventure

Todos os fãs do ouriço supersônico sonhavam com um jogo de Sonic totalmente em 3D, que seguisse seu estilo tão aclamado, a velocidade. Enquanto o Dreamcast ainda estava em fase de produção e seu nome era Katana, a Sonic Team já fazia projetos para o jogo que marcou uma incrível passagem do ouriço, de 2D para 3D. E foi em 1998, no Japão que ele foi lançado. Sonic Adventure é um tipo de game que reúne diversos tipos de desafios num só. Velocidade, ação e vários outros atributos que fazem dele um dos melhores jogos de Sonic até hoje.

Sonic Adventure inovou em todos os aspectos. O objetivo é o mesmo: tentar divertir a todos, mas com certeza de uma forma diferente dos jogos antigos. O visual dos personagens mudaram um pouco, todos ganharam um estilo mais radical, principalmente Sonic que ficou mais "esguio". Temos também um grande acervo de personagens que podem ser escolhidos, seis ao total, cada um com sua própria história, mas que no final acabam se entrelaçando formando todo um enredo.

As músicas são alucinantes, abrangendo vários estilos musicais para cada fase ou evento. Cada personagem possui uma música tema com estilo totalmente cantada, que simboliza exatamente o jeito de ser de cada um. O que também não poderia passar por despercebido são as vozes que os eles agora possuem. Sendo o primeiro trabalho de dublagem num jogo de Sonic, as movimentações da boca de todos os personagens são realmente estranhas, mas a dublagem é muito boa, fazendo com que as vozes caíssem neles como uma luva. O mais legal disso é que no menu de opções, você pode escolher que tipo de dublagem você quer: A japonesa ou americana e também pode colocar legendas com uma grande variedade de idiomas.

A jogabilidade teve um grande pulo, pois num mundo onde tudo era 2D e bastava apenas movimentar-se para frente e para trás mudou completamente para um espaço totalmente ambientalizado em 3D, tendo uma variedade de caminhos possíveis. Mesmo assim, tudo foi preservado o máximo possível para que o jogador se adapte ao controle rapidamente. Para ajudar a matar o inimigo rapidamente, Sonic possui uma espécie de golpe chamado Homing Attack, em que ao pressionarmos o botão de pulo duas vezes, ele vai para frente com uma velocidade considerável matando algum inimigo que esteja próximo instantaneamente. Também não poderíamos esquecer do Spin Dash e dos Powers Up. Power Up são itens que você pega, ganhando novos ataques.

O jogo agora possui duas divisões. Adventure Fields e Action Stages. Os Adventure Fields são locais onde você pode interagir com as pessoas. São os pontos de acesso às fases propriamente ditas, agora chamadas de Action Stages. São 3 Adventure Fields. Explore, converse com as pessoas e fique de olho nas dicas dadas pelas Hint Orb para saber onde ir. Em cada Action Field você tem uma missão a cumprir. Caso consiga, você ganhará um emblema. Esse emblema serve para ativar novos menus no jogo. Consiga todos e descubra incríveis novidades! Há também inúmeros mini-games no jogo, conforme será exposto mais abaixo.

Em Sonic Adventure, existe também o modo Trial. Nele, você terá um mapeamento de todos os mini-games do jogo e as fases de ação, podendo escolher qualquer dessas fases e jogos sem precisar ir ao Adventure Field. Cada fase possui 3 missões, logo, 3 emblemas. Nos Adventure Fields também têm 3 emblemas em cada um.

Também não poderíamos esquecer dos Chao Garden que são lugares onde você cria seus Chaos, uma grande novidade deste jogo. Os Chaos são como bichinhos virtuais que você deve criar. Há um Chao Garden em cada Adventure Field. Ao longo dos Aventure Fields você poderá achar ovos especiais, que farão Chaos de diferentes cores. É como se fosse um Tamagochi: você precisará alimentar, dar carinho e muito mais. Logo abaixo você aprenderá melhor.

Podemos ver outras diferenças como o Score que só é mostrado no final da fase e o tempo. Mesmo passando de 10 minutos, a fase continua normalmente e Sonic não morrerá, como nos jogos antigos. Os monitores de Rings, Super Shoes, Invencibilidade continuam, mas alguns Shields sumiram, sobrando apenas dois: o Normal Shield e o Lightning Shield, todos com as mesmas funções. Outro monitor que simplesmente "desapareceu" foi o monitor do Robotnik, aquele que lhe faz perder suas argolas. Ainda sobre os monitores, temos algumas novidades: eles estão numa forma mais "arredondada" dando um visual mais moderno. O monitor de Invencibilidade teve uma leve mudança. Ao invés de serem estrelas que seguem Sonic, agora é um flash redondo de luz que fica em volta do mesmo. Houve mudanças nos monitores de Rings.Temos monitores de cinco, dez, vinte rings e um monitor de "?" Rings. Ou seja, ao pegar esse monitor, um numero rândomico de Rings será ganho, desde uma Ring até cinqüenta delas. O mais novo monitor é o Monitor da bomba. Quando você o destrói, todos os inimigos que estão próximos de você explodem no exato momento. As molas continuam, mas temos a adição de Dash Panels, que são "pranchas" que estão fixadas ao chão. Por exemplo, quando Sonic encosta numa dessas pranchas, ele é jogado pra frente ganhando uma velocidade absurda.

Existe também uma nova personagem: Tikal, uma eqüina. Tikal veio do passado para ajudar Sonic a derrotar Chaos e absorver o poder positivo das Esmeraldas do Caos. Para isso, ela te indicará os caminhos a seguir através de uma esfera luminosa presente ao longo do jogo. São os Hint Orb. Sem eles você não saberá para onde ir, qual missão cumprir. Existem também pequenas telas que servem para mostrar a sua localização no Adventure Field. Elas se chamam Hint Box.

Enredo:

Há uns 3000 anos atrás, em um momento de conflito infinito e do suporte isolador político, um grupo dos eqüidnas levantou-se de uma mera tribo ameaçadora, a uma força, gerando uma guerra cruel temida por todas as nações. A tribo dos eqüidnas ganhou esta força sob a liderança de Pachacamac, um cacique no comando do poder, faminto para herdar o trono de paz de sua mãe amada. Não satisfeito meramente com o domínio dos países vizinhos, Pachacamac procurava conquistar o mundo inteiro, e seu desejo louco para o poder conduzem-lhe ao altar das sete Esmeraldas…

Duas forças estiveram entre Pachacamac e o poder das sete Esmeraldas: um espírito de água guardião, e a própria filha de Pachacamac, Tikal. Tikal havia aprendido sobre a sabedoria e a literatura da tribo dos eqüidnas de sua avó, e era uma seguidora de seus ensinos pacifista (que gosta de paz) ao contrário das táticas agressivas de Pachacamac. Após auxiliar o espírito misterioso de água (Chaos) e as criaturas chao que habitam o altar das Esmeraldas, Tikal permaneceu contra seu pai e tentou parar seu ataque. Neste momento da verdade, como Pachacamac e os guerreiros da tribo dos eqüidnas se manteram no ponto inicial do altar da Esmeralda, Tikal estêve entre eles e as Esmeraldas. Pachacamac requisitou seus homens tirar de lá sua filha, a força, e o ataque seguiu, enfurecendo o espírito de água, que, absorvendo o poder das sete Esmeraldas, se transformou em um monstro gigante e dizimou a civilização inteira dos eqüidnas.

Em seu desespero para acabar com o barulho de Chaos, Tikal rezou para as almas dela mesma e do monstro serem seladas dentro da Master Emerald. O espírito terrível de água seria conhecido desde então como Chaos, e as sete Esmeraldas como os Esmeraldas do Caos. Os poucos sobreviventes do clã dos eqüidnas aceitaram por eles mesmos guardar a Master Emerald, de modo que o poder dentro dela nunca fosse liberado outra vez pelo mundo. As criaturas chao que tinham habitado o altar das Esmeraldas, enfrentaram uma extinção quase total, mas os espécimes sobreviventes encontraram lugares novos para viver e, pelos anos progredidos, seus números cresceram outra vez.

Uns 3000 anos mais tarde… Um gênio mau, Dr. Eggman tem suas vistas ajustadas em Station Square, que planeja atacar e converter a Robotniklândia, sua própria cidade pessoal. Constrói sua linha de defesa, ovo final, na região próxima da selva, em Mystic Ruins. Ao escavar as ruínas, uma tabuleta misteriosa é descoberta e decifrada. Conta a história do Chaos e a queda da civilização dos eqüidnas. Eggman decide que este monstro da destruição seria uma ferramenta excelente com a qual reconstruir a Station Square, assim ele coloca suas vistas na Master Emerald, e no poder assustador dentro dela. Infelizmente, quando o Chaos é liberado no mundo moderno, todo o inferno rompe livremente.

Tikal aparece em forma espírita e diz a Sonic que Chaos precisa ser selado na esmeralda, mas Sonic diz que isso só iria pará-lo por um tempo e que eles deveriam tomar uma atitude definitiva para tirar todo o ódio dentro de Chaos. Tails percebeu que o monstro só absorveu o poder negativo das Esmeraldas e Sonic absorve então o positivo para transformar-se em Super Sonic e vai atrás de Chaos. Depois dessa batalha, Chaos percebe que seus protegidos, os Chao, estão seguros, e que tudo mudou desde a catástrofe anterior, e então cessa seus ataques.

Análise Técnica:

Sonic Adventure não usou nem a metade de todo o potencial de Dreamcast em sua parte gráfica. Mas isso não significa que o jogo possui gráficos ruins. Podemos ver gráficos bem definidos e com bastante cores, processando muito polígonos por segundo, mas sem deixar uma queda brusca de Frames, tornando o jogo mais dinâmico. Mas mesmo assim, o gráfico poderia ser um pouco melhor, as vezes o personagem anda mesmo estando parado, o que é realmente estranho. O jogo possui CG's de alta definição com ótima qualidade. A jogabilidade está muito boa para um jogo 3D e não deixa a desejar, e as músicas estão realmente fantásticas. Uma das poucas coisas em que o Game peca é a câmera. Ela não ajuda muito e sempre na hora em que você mais precisa dela, ela simplesmente falha, deixando um ângulo totalmente errado e você acaba se atrapalhando. Podemos perceber também alguns bug's por causa da velocidade excessiva, como, por exemplo, passar por um muro pequeno por estar numa velocidade muito grande. A grande crítica ao jogo se refere à construção do cenário à medida que se aproxima, o que gera um efeito amador muito ruim.

Fases: ( não estão em ordem )

Sonic:

Emerald Coast

Wind Valley

Cassinopolis

Ice Cap

Twinkle Park

Speed Highway

Red Mountain

Sky Deck

Lost World

Final Egg


E-102 Gamma:

Emerald Coast

Wind Valley

Red Mountain

Final Egg

Hot Shelter


Big The Cat:

Emerald Coast

Ice Cap

Twinkle Park

Hot Shelter


Tails:

Wind Valley

Cassinopolis

Ice Cap

Speed Highway

Sky Deck


Knuckles:

Cassinopolis

Speed Highway

Sky Deck

Lost World


Amy Rose:

Twinkle Park

Final Egg

Hot Shelter



Adventure Fields:

Como dito antes, Adventure Fields são lugares interativos onde a história do jogo inteiro se desenvolve. São neles que você tem acesso à todas as fases do jogo e aonde você pega os Powers Up. Você também pode conversar com as pessoas do lugar apertando “B” ou “X”. Caso você não saiba para onde tem que ir, procure por um Hint Orb, ele lhe dará uma dica e você se localizará melhor no jogo. Ao total são três Adventure Fields, cada um com um número de fases. Eles são:

Station Square: Primeiro Adventure Field para a maioria dos personagens. Uma cidade muito movimentada, cheia de carros pessoas e prédios. Em Station Square, temos acesso as fases: Emerald Coast, Cassinopolis, Twinkle Park e Speed Highway.

Mystic Ruins: Uma floresta muito extensa e cheia de mistérios. Em Mystic Ruins, podemos encontrar a casa de Sonic, o Workshop de Tails, a Angel Island (parte superior de Mystic Ruins) e uma imensa floresta que possui no centro uma “pirâmide” muito misteriosa. A floresta parece mais um labirinto, então preste atenção antes de percorrer seu caminho, senão você ficará perdido. Em Mystic Ruins temos acesso as fases: Wind Valley, Ice Cap, Red Mountain, Lost World e Final Egg (com Sonic e Amy).

Egg Carrier: A nave de Eggman também é um Adventure Field! O mais interessante é que além de não possuir nenhuma pessoa neste local, a nave pode mudar seu formato. Apertando um botão debaixo da poltrona de Eggman, na sala principal, Egg Carrier irá mudar seu formato. Quem sabe assim você poderá achar algo de importância por aqui. Egg Carrier tem acesso às fases: Sky Deck, Hot Shelter e Final Egg (com E-102).

Chefes:

Chaos 0 ( Sonic )

Chaos 2 ( Knuckles )

Chaos 4 ( Sonic, Tails, Knuckles )

Chaos 6 ( Sonic, Knuckles, Big )

Perfect Chaos ( Super Sonic )

Egg Hornet ( Sonic, Tails )

Egg Viper ( Sonic )

Egg Walker ( Tails )

E-101 Beta ( E-102 Gamma )

E-103 Delta ( E-102 Gamma )

E-104 Epsilon ( E-102 Gamma )

E-105 Zeta ( E-102 Gamma )

E-101 MK 2 ( E-102 Gamma )

Zero ( Amy )

Na história, você também enfrenta, Knuckles, Sonic e E-102, dependendo de cada personagem. Eles não são como chefes, pois são realmente fácil de ganhá-los. Você apenas tem que acertá-lo três vezes. Todos seus golpes são previsíveis então você terá a vitória em pouco tempo.

Subgames:

Ice Cap: É o Snowboard da fase Ice Cap. Este Sub Game pode ser jogado com Sonic e Tails. Para um desafio maior, o Sub Game possui vários arcos em pontos estratégicos. Passando por algum arco, um placar será criado no canto superior direito da tela. Quanto mais arcos você passar, mais pontos você irá ganhar no final da fase. Se você demorar muito tempo para passar por algum arco, a contagem some. Use as rampas para fazer manobras.

Sand Hill: Outro Sub Game de com prancha, só que num lugar cheio de areia. Jogável com Sonic e Tails. Tem o mesmo esquema da Ice Cap, só que mais difícil, pois as pilastras que erguem da areia podem lhe atrapalhar.

Sky Chase 1: Talvez o melhor Sub Game! Você pilota um avião e tem que atirar nos aviões inimigos e em tudo que queira te destruir. Jogável com Sonic e Tails. Apertando o botão "A", "B", "X" ou "Y", o Tornado irá atirar. Segurando um desses botões e focalizando seus inimigos com um pequeno alvo que está logo à frente do avião, seu inimigo ficará rastreado. Soltando o botão, um tiro de laser irá perseguir e destruir seu inimigo. O ataque é fatal. Tente destruir praticamente tudo, pois assim você ganha muitos pontos.

Sky Chase 2: Igual ao Sky Chase 1, a diferença é que você joga à noite e a fase é um pouco mais difícil, tendo mais inimigos. No final, você enfrenta a Egg Carrier. Atire primeiro em seus lançadores de mísseis. Quando a parte da frente da nave abrir, atire bastante e depois desvie do laser.

Hedgehog Hammer: Quem não conhece aqueles jogos antigos em que você tem que martelar esquilinhos que ficam se escondendo? O sistema é o mesmo. Este Sub Game é jogável com Amy. Acertando uma marretada em Sonic, você ganha 100 pontos. Acertando em Super Sonic, você ganha 500 pontos. Acertando Eggman, você perde 100 pontos. Tente usar o Spin Hammer Attack, assim você vai acertar praticamente todos os bonecos. Isso pode ser muito útil... ou não.

Twinkle Circuit: Sub Game jogável com todos os personagens. Pegue seu carrinho futurístico e venha para Twinkle Circuit! É uma pista só com apenas três voltas, mas mesmo assim, é um Sub Game divertido. Cada personagem tem seus status diferentes dos outros. Sonic é muito rápido, porém Knuckles é o mais balanceado, sendo o melhor de todos. Evite bater nas paredes senão sua velocidade é totalmente reduzida.

Chao Garden:

Chao Garden é um lugar onde você pode criar um bichinho muito estranho: Chao. Em cada Adventure Field é possível encontrar um Chao Garden. Os três são interligados, ou seja, eu tenho um Chao que está no Chao Garden da Station Square. Se eu quiser, posso levar para o Chao Garden da Mystic Ruin. Para isso, basta ter visitado o local ao menos uma vez. Em cada Chao Garden, existem dois ovos. Dependendo da maneira que você os choca, nasce um Chao diferente.

Os Chaos surgem de um ovo. É preciso jogá-lo contra a parede para chocá-los. É possível haver Chaos de diferentes cores, coletando alguns ovos secretos ao longo do jogo. Em cada Adventure Field há um ovo. Veja a localização dos mesmos:

Station Square: Está dentro de uma loja, em exibição. Para pegá-lo, primeiro pegue a pedra próxima ao City Hall, vá até a loja e solte a pedra dentro da loja. Pegue o ovo, e isso fará a porta fechar. Use a pedra para abrir a porta novamente. Agora é só pegar o ovo novamente.
Mystic Ruins: vá até a cachoeira, empurre a pedra que está para fora e espere um ovo cinza sair de cima da cachoeira. É só levá-lo ao Chao Garden.
Egg Carrier: no local das celas onde Amy esteve presta, há um ovo preto.

Para levá-los até o Chao Garden é preciso carregá-los e apenas se dirigir a um dos jardins. Você pode também vendê-los para ganhar dinheiro.

É isso mesmo! Há mais de 1 Chao Garden. São ao todo 3, um para cada Adventure Field. É possível dentro de cada Chao Garden fazer um teletransporte para outro Chao Garden (e conseqüentemente outro Adventure Field). Os chaos parecem mais como um tamagochi. Você tem que alimentá-lo, fazer carinho, e assim seu bichinho de estimação irá gostar de você. Caso deixe-o com fome, o maltrata e não o deixa dormir, ele com certeza terá muita raiva de você. Todos os personagens podem cuidar dos Chaos.

Nesse mundo, existem Chaos Races, que são pistas onde seus Chaos podem apostar corridas contra outros Chaos. Para melhorar os status de seu Chao é simples: Quando você destrói algum robô de uma fase, dele sairá um animalzinho. Você pode carregar dez ao total. Quando você visitar um Chao Garden, esses animais serão soltos. Entregando um para o seu Chao, ele irá ganhar características desse animal, tanto físicas como em seus atributos. Nas Chaos Races, existem várias divisões de pistas. Se seu Chao nada muito bem, você pode colocá-lo numa pista em que o principal é nadar. Ganhando uma corrida, seu Chao ganha uma medalha. Ganhando vários campeonatos, você irá ganhar os emblemas dos Chaos Garden.

Depois de algum tempo, seu Chao irá encasular-se. Isso pode ser bom ou ruim. Se você cuidou muito bem dele, com certeza ele ira renascer e assim ficará mais esperto, começará a andar e poderá cruzar com outro Chao. Caso tenha o maltratado muito, do casulo não sairá nada, significando que ele morreu. Cada Chao pode renascer pelo menos 2 vezes. Depois eles morrem.

VMU não é obrigatório, mas é um aparelho essencial para quem quer um Chao muito bom. Nos Chao Garden, você pode transferir seu pequeno animal de estimação para o VMU. Assim você pode treiná-lo para seu Chao ficar muito forte. Lembre-se que enquanto seu Chao estiver no VMU, ele sumirá no game. Para trazê-lo de volta para um Chao Garden, conecte o VMU no seu controle de Dreamcast e vá à máquina que transfere seu Chao do VMU para o Dreamcast, e vice-versa.

Curiosidades

MultiTemas: Sonic Adventure foi o primeiro jogo do ouriço em que foi possível baixar conteúdos online para fazer alterações. Você pode baixar um save para seu VMU com todos os emblemas, ou então pode baixar vários temas para a Station Square: Natal, Ano novo e etc...

Elementos de História da América: Além disso, outro fato é muito interessante. Boa parte da história do jogo foi baseada na civilização dos incas e maias. Existe uma "pirâmide" chamada Tikal, cujo nome é da Eqüina que tem um papel muito importante na história. Essa pirâmide está localizada em Mystic Ruins e se parece muito com a pirâmide real. Não só a pirâmide como a floresta que a envolve é muito bem representada. E o mais curioso, a pirâmide vista de frente, se parece muito com o Chaos 0, o último chefe do jogo em sua primeira forma.

Cameo de Nights: como já dito no desenrolar das fases, na fase de cassino há um cameo de Nights. Trata-se de um pinball temático de Nights, de onde você pode acessar uma espécie de jardim onde há o próprio Nights. A música, é claro, é também do game Nights.

Solo fértil: é possível achar vários itens no Chao Garden. É possível achar até mesmo invencibilidade ou Speed Shoes.

Músicas de Sonic 3D Blast: duas músicas deste jogo são um remix em 128 kbps e com novos efeitos sonoros de músicas de Sonic 3D Blast: Windy Valley, na sua terceira parte com o Sonic (ou a corrida de Tails VS Sonic) usa a uma música de Green Grove Ato 1; e Twinkle Park na parte da corrida (primeira parte da fase com o Sonic) usa a música de Panic Puppet Ato 1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário