quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sonic Blast

No ano de 1996 tanto o Mega Drive, quanto o Master System se despediam do Sonic. No Mega Drive, tivemos Sonic 3D Blast, já no Game Gear e no Master System tivemos Sonic Blast também conhecido como G-Sonic, no Japão. O jogo passou meio despercebido no console de 8 bits e mesmo assim, não agradando a uma boa parcela de jogadores. Sonic Blast foi o último game de Sonic na plataforma 8 bits, trazendo como personagens principais Sonic e Knuckles.

Sonic Blast é um game bem diferente do estilo Sonic 8 bits. O modelo dos personagens, fases e itens dão a impressão de um gráfico em 3D. Isso caiu muito bem, pois o gráfico ficou bonito, mostrando que o console e o portátil eram potentes. Os personagens principais da trama são Sonic e Knuckles. Cada um possui uma habilidade distinta, que irá lhe ajudar muito em certos pontos das fases. Todos os dois são bastante rápidos, mas Knuckles ainda leva a melhor, por sua habilidade de planar e escalar. Uma novidade nos jogos, é que ao encostar em algum inimigo, apenas 10 rings serão perdidas, ao invés de todas.

As fases são divididas em 3 atos, igual à Sonic Chaos e Sonic Triple Trouble. No último ato, Robotnik aparece tentando lhe derrotar de qualquer jeito com uma de suas invenções. A tela do início dos atos está bem diferente. Ela mostra a sua pontuação acumulada a cada ato, seu número de vidas e o limite de tempo para terminar a fase. Nenhuma dessas configurações aparece durante o game, somente o seu número de Rings. Ou seja, não é possível saber o número de vidas, sua pontuação e o tempo da fase enquanto joga.

Além, dessas mudanças, a roleta no final de cada fase serve como um bônus. Você pode obter vida, uma pontuação maior ou absolutamente nada, dependendo da face que aparece na roleta. Tudo isso depende de como foi seu desempenho na fase.

Os Special Stages não foram esquecidos! Eles estão de volta e são acessados por Rings especiais. Elas são Rings maiores que estão escondidas em cada zona, bem parecido com Sonic 3 & Knuckles. Seu objetivo é sempre coletar 50 Rings durante todo o percurso. Você pode coletar desde vida até uma Esmeralda do Caos. O mais estranho, é que o número de esmeraldas presente no jogo são cinco, ao invés de seis, como nas versões de 8 bits.

Os monitores estão presentes. Alguns voltaram, como o monitor de Check-Point de Sonic The Hedgehog. Outros são inéditos, como o monitor oculto, nunca sabendo o que pode pegá-lo assim que destruí-lo. Outros monitores sumiram, como o de invencibilidade. O estranho, é que o Escudo agora não reveste o personagem. São apenas duas luzes que ficam em torno de Sonic ou Knuckles, parecido com o efeito de invencibilidade.

Enredo:

A Esmeralda Mestre fragmentou-se em cinco esmeraldas do caos! Robotnik percebe a sua chance de dominar o planeta e monta mais uma vez seu Death Egg. Sonic e Knuckles decidem que só existe uma coisa a fazer: causar sérios prejuízos às invenções de Robotnik e coletar as esmeraldas, antes que ele tome conta de tudo! Uma eletrizante corrida contra o tempo começa e nossos heróis devem o mais rápido possível acabar com os planos de Robotnik! Será que eles conseguirão?

Sonic Blast é um jogo decente. O título tentou utilizar o máximo do Game Gear e Master System no quesito gráfico. O resultado é muito satisfatório, trazendo sprites dos personagem num estilo 3D, assim como em Sonic 3D Blast. Toda a resolução está muito boa, sendo possível enxergar qualquer detalhe.

A jogabilidade é boa, mas parece ter caído um pouco, em relação aos seus antigos games. Os movimentos especiais dos personagens são legais e ajudam muito. Porém, os comandos as vezes não são executados com devida precisão e a aceleração é lenta. O mais estranho, é que na versão de Master System, o botão 1 serve para pausar o game. Apertando o botão "pause" do Videogame, não acontece nada.

As músicas são bem agitadas e combinam bem com as fases. Mesmo assim, é um outro fator que perdeu qualidade em Sonic Blast. Não que elas sejam ruins, mas poderiam ser bem melhores. Alguns efeitos sonoros estão mais agradáveis, outros pioraram.

O game é divertido, mas o desafio quase não existe. As fases são pequenas demais, os Special Stages são fáceis, e os chefes mais ainda. A estrutura das fases está boa, com uma distribuição de inimigos, monitores e obstáculos espalhados de uma forma inteligente. Infelizmente, o loop está horrível! Seu personagem pode travar num loop por qualquer motivo. As Rings que dão acesso ao Special Stage estão bem espalhadas, sendo difícil de encontrá-las as vezes. Dentro dele, o desafio é bobo, pois a velocidade do personagem é lenta e é possível coletar as Rings facilmente. O desafio só fica mesmo para a última esmeralda.

Fases:

Green Hill Zone ( clássica! )

Yellow Desert Zone

Red Volcano

Blue Marine Zone

Silver Castle Zone

Curiosidades:

Versão Brasileira: Podemos dizer que o Brasil foi um país privilegiado, quanto a era 8 bits. Sonic Blast para Master System foi somente vendido no Brasil, pois a Tec Toy conseguiu o direito de fazer uma versão do game. Em nenhum outro país, a versão de Master System foi lançada, somente a de Game Gear.

Fases: As fases de Sonic Blast são relacionadas sempre a algum cenário e cor. As fases são: Green, Yellow, Red, Blue e Silver, que são as cores das cinco esmeraldas do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário