sábado, 20 de junho de 2009

Sonic The Hedgehog Spinball

Antes da década de 90 havia uma grande popularização das máquinas de pinball. Todos já viram uma máquina de pinball: você insere as fichas, usa o lançador e uma bolinha fica rolando pela tela e praticamente tudo o que ela faz resultam em ponto ao jogador. Apostando as fichas nesse tipo de jogos, a Sega preparou um game que misturasse o já popular personagem Sonic the Hedgehog com um jogo de pinball. E o resultado disso foi o game Sonic Spinball. Os elementos básicos do jogo são os de qualquer jogo de pinball: as paletas, que servem para direcionar o personagem para onde você quiser; os rebatedores, que às vezes ajudam e na maioria das vezes atrapalham; alvos (targets), que são pequenos itens que você deve atingir para abrir passagens secretas ou até para prosseguir em frente; teletransportadores, que levam o personagem a locais diferentes; túneis e demais tipos de passagens secretas; além dos badniks, que são os animais robotizados de Dr. Robotnik e que acabam atrapalhando quando você quer seguir por algum caminho em específico. A tela é bem diferente dos dois jogos anteriores. Ela é toda limpa, e na parte de cima temos a tela de status. Essa tela indica quais são os seus objetivos, contador de vida, pontuação, quantas esmeraldas faltam, além de mensagens do chefe. As vidas neste jogo não se adquirem pegando 100 anéis, mesmo porque há bem menos que isso por fase, e nem por monitores, pois não há eles. Tudo gira em torno da pontuação. Ganha-se vida extra a cada 20,000,000 de pontos. Praticamente tudo no jogo dá pontos, menos detonar os badniks. Cada anel coletado ao longo da fase dá 5,000 pontos, e ao final como bônus dá 12,500. Acertar os alvos (targets), além de pequenas missões dentro das fases também dão muito ponto. Não há marcador de tempo, mas você pode ganhar até 10,000,000 pontos se for bem rápido (o que é bem difícil). Além disso, cada bônus detonado também dão pontos extras. As Esmeraldas estão presentes no jogo. Elas estão espalhadas ao longo das fases, e estranhamente dão bem mais que sete. Você precisa coletar todas para poder chegar até o final do game, mas não é possível virar Super Sonic.

História:

Dr. Robotnik está de volta. Dessa vez o vilão montou a super Fortaleza Veg-O numa montanha distante. Sonic logo sabe dos planos e sai voando para pegar o vilão. Com a ajuda de Tails, o ouriço chega com o Tornado para dar um jeito de frustrar os planos de Robotnik. O vilão começa a atirar contra o avião, que é atingido e se desestabiliza, caindo no mar. Tails dará um jeito de consertar o avião, enquanto Sonic tenta acessar a Montanha por meio do mar. Após nadar muito, o ouriço vai parar dentro de uma Caverna Tóxica, em que enfrentará um terrível monstro do mar e um monte de engenhocas de Dr Robotnik: o vilão espalhou por toda parte inúmeras peças de pinball, e Sonic será a bola! O ouriço precisa ser rápido e preciso para destruir todos os obstáculos e chegar até a base da montanha. É lá que Dr. Robotnik instalou a Veg-O. Mas não será fácil chegar até lá, pois o ouriço vai precisar da ajuda do poder das Esmeraldas. Sem esse poder Robotnik poderá vencer desta vez! Não há nada que detenha o ouriço, nem mesmo o exército de badniks - os animais da floresta que foram rotobizados por Dr. Robotnik. O vilão terá que se cuidar, pois Sonic vem aí!

Fases:

Toxic Caves

Lava Powerhouse

The Machine

Showdown

Curiosidades:


  • Na época de lançamento do jogo, muita gente pensou que, este jogo fosse, oficialmente, o Sonic 3. Porém, com o lançamento do verdadeiro Sonic 3 em 1994 (ano em que também saíra Sonic & Knuckles), todos viram que, Sonic Spinball é como se fosse um jogo à parte, com uma trama básica em separado.
  • Neste jogo, o Sonic só pode usar o Spin Dash se estiver no chão. Mas, como a maior parte do jogo é fora do solo, praticamente não compensa utilizar este movimento. E o subsolo aquático tem um jacaré, pronto para devorar o Sonic.
  • Neste jogo, podem jogar 4 jogadores ao mesmo tempo, com um ou dois controles. Os jogadores se alternam e, no final, o Placar diz quem venceu.
  • No desenho Sonic the Hedgehog, no episódio "Jogo Ruim", foi feita uma paródia deste jogo, quando o Dr. Eggman cria uma armadilha para pegar o Sonic, a armadilha era um pinball gigante, que se Sonic perde-se, entraria dentro de um portal e nunca mais sairia de lá. No final do episódio, Sonic destrói o pinball com a ajuda de um amigo chamado Ari.
  • O nome do jogo une Pinball e Spin Dash ( uma habilidade de Sonic ). Pinball + Spin Dash = Spinball

Nenhum comentário:

Postar um comentário