quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sonic Labyrinth


Com certeza, a plataforma 8 bits contém os games mais diferentes do ouriço, que não se caracterizam tanto por aquele estilo que marcou a franquia adquirindo cada vez mais fãs por todo o mundo. Sonic Labyrinth é um game que não foge da regra. Apesar do game ser relativamente conhecido pelos que gostam ou jogam os games da geração antiga, ele não tem uma boa reputação. Você terá que usar Sonic e fazer com que ele saia de labirintos até o final do game.

Sonic Labyrinth é mais um daquela coleção de games um tanto quanto diferentes do Sonic para 8 bits. O game todo passa dentro de labirintos divididos por fases e zonas que ficam complexas a cada nível. Seu principal objetivo é coletar três chaves que estão espalhadas pela fase, sejam escondidas ou possuídas por inimigos, achar o portão final e usar as chaves no mesmo. Você contará com diversos obstáculos espalhados pela fase e também monitores que estão presentes para lhe ajudar um pouco.

O game é bastante diferente de qualquer outro da franquia. A jogabilidade não é em 2D, e sim um falso 3D, aonde é possível andar em diversas direções. Uma diferença absurda além da jogabilidade é o fato em que Sonic não morrerá com a ausência de Rings, caso leve algum golpe. Para você coletar as chaves e passar de fase, é estipulado um tempo bem curto. Derrotando inimigos, coletando chaves ou achando monitores especiais, o tempo aumentará. Caso leve algum golpe, seu tempo será diminuído. Se o tempo chegar a zero, Sonic perderá uma vida. A tarefa vai ficando mais difícil a cada zona.

Falando nas zonas, houve também uma leve mudança nelas. Serão quatro zonas por labirinto, a última zona guardando o chefão da fase. Na última zona, existe um "Mini-Game" no qual você ira descer por um grande escorrega, tentando coletar o maior número possível de Rings. A cada 100 Rings, uma vida é ganha. Ao enfrentar o chefe, o esquema muda um pouquinho: Não existe tempo. Algumas Rings estarão espalhadas no pequeno cenário e seu objetivo volta a ser derrotar o chefe sem perder Rings. Caso leve algum golpe e Sonic estiver sem Rings, uma vida é perdida. Derrotando o chefe, você prossegue para a próxima fase. Ao total, são quatro labirintos, divididos em quatro zonas. Lembre-se que os labirintos começam a ficar cada vez mais complicados, exigindo um pouco mais de tempo neles. O game traz uma fase bônus também. Para habilitá-la, você deverá acionar um botão numa certa zona, fazendo com que a entrada para o bônus fique aberta.

A tarefa é bem difícil e vidas são perdidas freqüentemente. Para isso, é possível ajustar o número de vidas antes de começar o game. Logo após a tela inicial, existe uma outra tela bem simples com algumas opções. Uma opção bem interessante aqui é a Time Attack, no qual você terá de coletar três chaves e chegar ao final numa simples fase. Logo depois, uma tela mostrará informações como o tempo de duração e um pequeno Ranking. Utilize-o para praticar um pouco. Logo abaixo, será possível mudar algumas opções como o número de vidas, ouvir algum som em especial no Sound Test e também mudar a configuração do direcional, o que é muito importante. Como em Sonic Labyrinth é possível andar em diversas direções, existem dois modos de configuração no qual você poderá se adequar.

Enredo:

Robotnik mais uma vez está atrás das esmeraldas do caos. Para isso, ele descobriu que elas estavam num gigantesco labirinto tri-dimensional. Com medo de que o Sonic as achasse antes, Robotnik cria vários empecilhos para impedir Sonic de usar sua alta velocidade.

Para isso o cientista espalhou inimigos e esteiras rolantes, que retardam o movimento do ouriço! Sonic deve ser bem rápido e deter Robotnik antes que algum mal aconteça!

Análise Técnica:

Sonic Labyrinth não é um game tão agradável. Começando pela jogabilidade, que é um tanto falha. Sonic anda muito devagar...muito mesmo! Para acelerar um pouco mais as coisas, é possível utilizar o Spin Dash, que é o único ataque de Sonic em todo o game. Não é possível pular ou utilizar qualquer outra habilidade. Após utilizar o Spin Dash, Sonic sairá sem controle por todo o cenário e a sua única opção para aumentar sua velocidade pode transformar-se em algo ruim como bater em diversos obstáculos ou tomar caminhos que não são de interesse, perdendo muito tempo. A câmera foca bem Sonic e um pedaço do cenário, mas ainda sim só é possível dar conta de que um objeto está na sua frente quando estiver quase para encostá-lo.

As fases são bem grandes conforme o jogo vai prosseguindo e a dificuldade também. Infelizmente, por se tratar de um labirinto, todas elas são muito iguais e cansativas. Os elementos distribuídos no cenário lembram bastante uma mesa de pinball. Ou seja, prepare-se para quicar bastante e perder completamente seu rumo. Lembrando que ao perder uma vida, você terá de recomeçar todo o labirinto procurando pelas chaves mais uma vez, deixando o game ainda mais cansativo.

Os gráficos são competentes.Tudo é muito bem colorido e numa boa resolução. O sprite de Sonic é o mesmo do game Sonic Chaos, com algumas modificações. Os labirintos são "bonitos", passando aquela sensação de diversão. Infelizmente, por serem bem parecidos, não é possível ver uma fase mais detalhada do que a outra.

As músicas são simplezinhas e combinam com o game. Uma ou outra são irritantes. O único fato que faz você enjoar delas rapidamente, é que as músicas não são divididas por labirintos, e sim por zonas. Ou seja, na primeira zona dos quatro labirintos, a mesma música é tocada.

As modificações do game, quanto a retirada de Rings nas zonas normais, além do estilo de game não foram tão bem colocadas. O game poderia ser ainda melhor, ainda mais pelo fato de Sonic correr muito devagar, e só utilizar o Spin Dash como arma de defesa, não podendo nem saltar, deixando o game parado. O game é até divertido, mas em curtíssimo prazo. Algo realmente aconselhado só por curiosidade.

Fases:

Labyrinth Of Sky

Labyrinth Of Sea

Labyrinth Of Factory

Labyrinth Of Castle

Curiosidades:

Sonic 3D Blast: Sonic Labyrinth parece funcionar como um protótipo para Sonic 3D Blast, aliás, a idéia da Traveller's Tales, empresa que tomou conta do 3D Blast parece ter gostado da idéia de Sonic Labyrinth, passando a frente para consoles mais potentes. O sistema de movimentação é o mesmo, e a idéia de coletar chaves, levando-as até o final da zona é parecida. Apesar de Sonic Labyrinth não funcionar como o melhor game de Sonic, serviu de exemplo para Sonic 3D Blast, que fez bastante sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário